Página inicial > Planaltina > IFB Campus Planaltina vai ganhar Feira de Agricultura Familiar

IFB Campus Planaltina vai ganhar Feira de Agricultura Familiar

Criado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h14 | Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h14 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h17 | Acessos: 683
imagem sem descrição.

Por meio de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), o IFB Campus Planaltina vai construir um galpão com estrutura administrativa, banheiros e bancadas para criação de uma Feira de Agricultura Familiar.

Além de um local para comercialização, o novo espaço também vai oportunizar que produtores rurais da agricultura agroecológica utilizem as instalações como packing house (um lugar onde eles possam armazenar, selecionar, limpar, classificar e embalar os produtos agrícolas) para preparo das cestas dos programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA) das escolas e outras instituições públicas.

A previsão é que dentro de 30 dias o cartão BB Pesquisa seja emitido com o recurso para execução da emenda. Em seguida, a equipe responsável seguirá com a execução do Plano de Trabalho, com o início dos orçamentos para construção do galpão.

“A feira beneficiará a comunidade que poderá adquirir alimentos saudáveis, aos produtores que terão espaço institucional de comercialização, às cooperativas que terão espaço de preparo das cestas e aos estudantes que terão local de aulas práticas e estágios em uma packing house, que não temos hoje no campus”, avalia o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti.

Outra função desse novo espaço será a possibilidade de prática e estágios dos estudantes do campus, além da oferta de curso de qualificação em empreendedorismo para os próprios feirantes e/ ou produtores.

“A feira tem aproximado o IFB Campus Planaltina da comunidade e das instituições envolvidas, aos produtores rurais e à comunidade externa, cumprindo nossa missão institucional de atender aos arranjos produtivos locais e atuar com a comunidade externa”, finaliza o diretor.