Página inicial > Planaltina > Curso de Programação básica em Arduíno do IFB certifica estudantes do GDF

Curso de Programação básica em Arduíno do IFB certifica estudantes do GDF

Criado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 15h17 | Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 15h17 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 15h45 | Acessos: 512

No dia 27 de junho, o IFB Campus Planaltina realizou a entrega de 31 certificados de conclusão do curso de "Programação Básica em Arduíno". Os estudantes do 5º ao 9º ano fundamental do Centro de Ensino número 3 do Distrito Federal também receberam kits com brindes do IFB.

O curso — resultado de uma proposta transdisciplinar desenvolvida pelo Laboratório de Realidade Integrada (Lari) com sede no IFB Campus Planaltina — é coordenado pelo professor Paulo José, com fomento de recurso complementar disponibilizado pela Pró-Reitoria de Extensão.

Segundo o professor Paulo, responsável por essa atividade no IFB Campus Planaltina, a proposta não se iniciou com a aprovação desse projeto em edital, mas, sim, com o conjunto de iniciativa dos pesquisadores do grupo de pesquisa Lari.

"Juntamente com o grupo foram aprovadas mais de 15 propostas com recurso em vários editais – Qualific Express, PAPPS, Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Pró-Grupo, Editais de Projetos de Extensão, FABIN inclusivo do NAPNE", acrescentou ele.

Especificamente, para a realização do projeto, foram utilizados como recursos treze kits educacionais contendo placas Arduino e Raspberry pi4 de 8gb, e vários sensores e atuadores, componentes elétricoeletrônicos no geral que dão no total a soma de 29900 reais.

Solenidade de Certificação

A professora do IFB Juliana Rocha, participante do projeto com o professor Paulo e regente da disciplina de metodologias ativas no curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina afirmou a iniciativa inédita no campus.

“Esta formação tecnológica na região de Planaltina é um marco educacional, pois não gera apenas encantamento nos estudantes para uma possibilidade de formação tecnológica e cidadã, mas é um passo de integração eficiente com a comunidade Planaltinense, capaz de construir novos conhecimentos através da parceria do Instituto Federal de Brasília com a Coordenação Regional de Educação de Planaltina”.

Estiveram presentes os professores Ariadna da S. Amador, Juliana B. do Nascimento, Raphael F. Araújo e Maria I. M. Veras na ambientação da proposta, considerando os aspectos locais da escola e a seleção dos alunos.

Além deles, também contribuíram nas atividades de ensino os monitores do projeto e estudantes do IFB Francisco J. de S. Silva e Zaqueu Menezes.

A entrega dos certificados foi feita pelo pró-reitor de Extensão, Professor Paulo Wanderley, pelo diretor-geral do IFB Campus de Planaltina, Nilton Cometti, e a diretora da Escola, professora Rita C. M. de Godoy.

"Gostaria de agradecer a gestão do Campus de Planaltina por disponibilizar no andamento desta proposta um espaço estratégico para funcionar um Laboratório Maker. Esta iniciativa foi crucial para dar condições adequadas no elaborar e testar os kits educacionais e ainda desenvolver as práticas para os estudantes. Este novo laboratório já está ajudando vários outros projetos do campus", agradeceu o professor Paulo.

Parceria transdisciplinar

Outra perspectiva que vale destacar na proposta é que parte do conhecimento desenvolvido já foi apresentado aos discentes da disciplina de metodologias ativas do curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina, e o material desenvolvido será adaptado para oficina na SBPC, e, no dia 30/6, às 16h30, parte dos resultados serão apresentados no evento Vitrine de Projetos Edição 2022 de Projetos no IFB Campus Planaltina.

"Posso afirmar que a saga não terminou: o professor Agrinaldo, que está num estágio pós-doutoral na Universidade da Flórida, coordenará, após o seu retorno, um treinamento com base no material desenvolvido nesta proposta para professores do GDF, e realizaremos uma nova intervenção com os alunos, mas, desta vez, será organizada uma feira tecnológica para que os alunos apresentem à comunidade as ideias novas desenvolvidas neste projeto", afirmou o coordenador.

Em breve será produzida uma publicação com os resultados do projeto em periódicos especializados.