Página inicial > Planaltina > Alunos do programa Filhos deste Solo serão selecionados para congresso em Campinas

Criado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 17h26 | Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2022, 17h26 | Última atualização em Sexta, 08 de Julho de 2022, 18h19 | Acessos: 773

Vinte e cinco estudantes do programa Filhos deste Solo, programa da Emater em parceria com o IFB Campus Planaltina, foram selecionados para participar de um congresso em Campinas/SP, o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP), que será realizado em agosto deste ano. O tema desta edição é “Agricultura de precisão na era digital” e todos os selecionados terão hospedagem, inscrição e diárias no evento custeadas pela Emater, além de transporte até o local.

O ConBAP é um evento presencial que ocorre bienalmente em Campinas. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater-DF, Frederico Neves, “será uma experiência inédita tanto para eles quanto para nós, uma vez que é um Congresso relativamente recente, mas de vanguarda sobre o tema de agricultura de precisão, e que pode despertar ideias empreendedoras e expandir o relacionamento com empresas atuantes em tecnologia para o campo”, opinou. Ele acrescenta que os alunos irão como ouvintes e poderão explorar o tempo, assistindo palestras, conhecendo trabalhos, empresas, produtos e serviços dos expositores.

A seleção dos alunos para participação no congresso foi feita com base no plano de negócios e aconteceu no final de junho, com a participação de servidores da Emater, os extensionistas Frederico Bourrol e Sergio Orsi, e as assessoras Adriana Dutra e Laurinda Nogueira, juntamente com o professores do IFB Campus Planaltina Adilson Jayme de Oliveira, Vicente Virgulino da Silva e Alex Yoshinori Kawakami.

“Nesta fase, avaliamos 46 planos de negócios com proposições dos jovens. Houve correção de 3 professores do IFB e depois avaliamos com outros 4 extensionistas da Emater. Acreditamos que todas as proposições são válidas, e os participantes do curso receberão as avaliações dos professores e extensionistas”, detalhou o docente Adilson.

Sobre o programa

O Filhos deste Solo já capacitou, até hoje, mais de 400 pessoas desde 2019. Em 2022, 68 jovens da área rural foram qualificados em temas como gestão, plano de negócios e colocação profissional. As aulas foram ofertadas no Campus Planaltina, em abril.

Frederico Neves acredita que a parceria entre IFB e Emater é recente, ainda tem muito a ser explorada, mas já vem trazendo frutos importantes. “O simples fato de estarmos aproximando a extensão rural dos jovens que vêm buscando formação acadêmica em agrárias, através do IFB, já é um ponto muito importante pra conhecer os anseios desses jovens, expectativas, frustações e entender suas origens, como estão interagindo com o meio rural, quais suas experiências, entre outras questões”, afirmou.

Conforme o professor Adilson, o programa da Emater em parceria com o IFB Campus Planaltina busca estimular a permanência do jovem na área rural por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade. Nas aulas, assuntos como sucessão familiar rural, políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo rural, cooperativismo e associativismo são abordados pelos docentes.