Página inicial > Planaltina > Estudantes e professores realizam mutirão de manejo agroecológico

Estudantes e professores realizam mutirão de manejo agroecológico

Criado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 09h27 | Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 09h27 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 08h48 | Acessos: 403

Na quarta-feira, 20 de julho, 18 estudantes e cinco professoras do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFB Campus Planaltina promoveram um mutirão no assentamento Oziel Alves III, quando foram realizadas várias atividades de manejo agroecológico no lote da assentada da reforma agrária Irene Carvalho da Silva.

Irene é uma das fundadoras do coletivo “Ás do Cerrado”, que tem o objetivo de organizar mulheres do campo e da cidade em torno da autonomia e da geração de renda, pautadas pela cooperação, a agroecologia e o cuidado com a biodiversidade do Cerrado.

Na ocasião, o grupo de discentes e docentes do IFB entregou à Irene um triturador elétrico arrecadado com fundos de uma campanha de apoio ao As do Cerrado. O equipamento contribuirá com o coletivo na produção de alimentos agroecológicos e de produtos derivados do extrativismo de frutos do Cerrado.

Para a estudante Lícia Sales a experiência representou um aprendizado.

“Essa relação com a terra apresentada por uma mulher traz uma característica diferente, devido a que seu sustento sai dali. E é uma apresentação de respeito à terra”.

A assentada Irene Silva considerou a atividade um momento de trabalho, união e alegria. Ela ficou agradecida pela colaboração e cooperativismo.

“Que vocês se apaixonem cada vez mais pela mãe Terra e por essa forma maravilhosa de salvar essa terra, que é trabalhando com a agroecologia e com a alimentação saudável”.

Segundo a professora Paula Balduíno, a atividade é simbólica. 25 de julho é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também dia de Teresa de Benguela, liderança quilombola do Quilombo de Quariterê, que viveu no século XVIII.

“Teresa de Benguela vive em Irene e em tantas mulheres negras que sustentam suas famílias a partir do trabalho da terra e que produzem alimentos saudáveis para as muitas famílias brasileiras”.

A professora conta que Irene é uma das agricultoras envolvidas no projeto Ambientes de Interação e Inovação Agroecológica, em execução pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia NEA Candombá com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Na mesma semana em que foi realizado o mutirão, o IFB anunciou a XI Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais. O SERNEGRA 2022 tem como tema Negritude: olhares, vozes e territorialidades e ocorrerá entre 16 e 18 de novembro no IFB.