Campus Planaltina realiza plenárias para instituir Contrato Pedagógico
Estabelecer um grande pacto de convivência entre todos os envolvidos na comunidade escolar – esse é o principal objetivo da criação do Contrato Pedagógico que está sendo construído, de forma coletiva, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB).
Os diálogos da proposta já se iniciaram e o objetivo é que toda a comunidade estudantil seja ouvida. Na manhã desta terça-feira, 3 de abril, a coordenação pedagógica da unidade reuniu-se com os estudantes do curso técnico em Agroindústria, para debater a importância e os detalhes do contrato.
Na semana passada ocorreram as reuniões com os estudantes dos cursos de Agropecuária e Agroecologia, e, no próximo dia 11, será a vez de os professores e técnico-administrativos serem ouvidos. Os encontros serão finalizados no dia 14 de abril, quando os pais dos estudantes darão sugestões para a construção das regras de convivência do Campus.
Segundo o Coordenador Pedagógico do Campus, Adilson César, esse é apenas o primeiro momento de discussão. “Depois dessas plenárias, os participantes formularão suas propostas e serão convocados para uma nova assembleia, a fim de votarem a versão final do Contrato”, afirma.
A previsão é que até o final do mês de abril seja convocada a assembleia geral para aprovação das regras coletivas, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.
Contrato
O projeto, que está sendo desenvolvido pela Coordenação Pedagógica da unidade, consiste em criar um documento que ajude a melhorar as relações sociais entre os diferentes segmentos da comunidade e, consequentemente, a qualidade da educação oferecida.
O aluno do curso técnico em Agroindústria, Siderval Cruz Pimentel Júnior, espera melhoras na convivência escolar com a implantação dessa nova proposta. “Acredito que o contrato irá melhorar a interação entre professor e aluno e quebrar algumas barreiras de diálogos que existem hoje”, espera o estudante.
Redes Sociais