Página inicial > Planaltina > Planaltina completa 163 anos nesta sexta

Planaltina completa 163 anos nesta sexta

Criado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 08h01 | Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 08h01 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 17h57 | Acessos: 1862

A Região Administrativa (RA) de Planaltina, a mais antiga de Brasília, completa nesta sexta-feira, 20 de agosto, 163 anos de existência. A história de Planaltina começou com o assentamento da Pedra Fundamental no local onde se construiria a futura capital do Brasil, ainda em 1922.

A cidade já teve o nome de Vila de Mestre D'Armas, Alta Mir. Em julho de 1917, por meio da lei nº 451, a cidade passa a se chamar Planaltina, que significa “o coração do Planalto Central”.

Inicialmente pertencente ao município de Formosa/GO, Planaltina até hoje conserva casarões com mais de 100 anos de existência e também já foi ponto de escoamento de ouro retirado de Goiás. Região mais afastada do Plano Piloto e rica em área verde, a RA, conhecida por suas cachoeiras e parques ecológicos, é diretamente ligada ao rural.

Situado em Planaltina, podemos destacar o Museu Histórico e Artístico, que expõe a memória da RA e peças como cerâmica e tapeçaria. Na Semana Santa, por exemplo, as festividades que mais se destacam são a Folia do Divino Espírito Santo e a Via Sacra.

De acordo com dados do IBGE de 2021, Planaltina possui hoje mais de 90 mil habitantes e 14 escolas do ensino médio, dentre elas o IFB Campus Planaltina. Com uma média de 1250 alunos, o campus está em funcionamento desde 1962, na época das escolas agrotécnicas.

“O colégio agrícola, como é conhecido na região, formou muitas personalidades e integra o corpo de formação técnica na região. Planaltina faz um grande diferencial na qualificação. Precisamos de pessoas muito qualificadas para fazer frente às tecnologias que são necessárias e que estão embutidas em toda linha de produção rural”, explicou o diretor do campus, Nilton Cometti.

Pessoas ligadas às plantas, animais, que tenham envolvimento com a área agrícola, organização de comunidades, preservação ambiental e movimentos sociais marcam o perfil de estudante do campus, que oferta os seguintes cursos: integrado em Agropecuária, subsequente em Agropecuária e Agroindústria, bacharelado em Agronomia, licenciatura em Biologia e tecnologia em Agroecologia. Além disso, há previsão de ser ofertado um mestrado na área ambiental em breve.

O gestor explica que periodicamente estão sendo ofertadas outras capacitações pelo campus. “São vários cursos. Posso destacar atualmente o curso de integração à lavoura, pecuária e floresta, a pilotagem de drone, o programa Filhos deste Solo e ainda a formação de Doulas, em parceria com o Instituto Matriusca”, detalhou. O Filhos deste Solo é um curso de empreendedorismo que busca estimular a permanência do jovem na área rural por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos. O programa já capacitou, até hoje, mais de 400 pessoas desde 2019 e é uma parceria com a Emater.

A unidade tradicionalmente sedia eventos agrícolas abertos à comunidade externa, tais como a Semana de Biologia (Semabio), a Semana do Técnico Agrícola e a Semana Agrícola do Cerrado, além de anualmente participar da AgroBrasília, uma feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos.

Uma das conquistas recentes do campus é o aumento das linhas de ônibus que facilitam o acesso ao campus, possível graças à parceria com a Secretaria de Mobilidade. Cometti explica que também está em funcionamento uma Unidade Básica de Saúde no campus, o que contribuiu para o crescimento do fluxo de pessoas na instituição. Uma ciclovia no entorno é o novo desafio da gestão, que está em diálogo com instituições parceiras para verificar a viabilidade.

O IFB Campus Planaltina também repassa os resíduos da produção para a comunidade a preços muito baixos, vendendo produtos, como milho, feno, suínos e ovos.

O IFB comemora e celebra o aniversário de Planaltina nesta sexta-feira e a melhor forma de homenagear é capacitando os moradores da região e ofertando serviços para a comunidade desde 1962. Parabéns, Planaltina!