Página inicial > Planaltina > Roda de conversa com produtores de aves no DF aconteceu no IFB

Roda de conversa com produtores de aves no DF aconteceu no IFB

Criado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 16h08 | Publicado: Sexta, 26 de Agosto de 2022, 16h08 | Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 16h13 | Acessos: 719

Em busca de orientar técnicos, produtores, criadores e profissionais interessados sobre as normas de criação de aves em sistema orgânico de produção no Distrito Federal, o Instituto Federal de Brasília realizou, no dia 23 de agosto, uma roda de conversa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto do Bem-Estar (IBEM). Na ocasião, a responsável pela atividade, professora Júlia Neves, do IFB Campus Planaltina, recebeu as pesquisadoras Ângela Escosteguy e Márcia Monks Jantzen. O objetivo principal da roda de conversa foi a escuta ativa dos produtores de aves para formar uma rede de apoio no DF para a certificação orgânica de aves e ovos, tendo como base o manual recém-lançado e dirigido a esses produtores.

O evento aconteceu no auditório do IFB Campus Brasília com a presença de mais de 60 pessoas, sendo 28 produtores no segmento. Ainda estiveram presentes representantes da Embrapa, Emater e demais instituições científicas para colocar em dia informações sobre a atividade de avicultura realizada no Distrito Federal.

A proposta pretende conhecer essa cadeia produtiva na região e contribuir com o desenvolvimento econômico local.

"Até o momento temos apenas um criador de ovos registrado no Distrito Federal — é um produtor de pequeno porte, com certificação de orgânicos. Durante a realização do evento, pudemos observar que o maior entrave na região do Distrito Federal para certificar os produtores continua sendo a alimentação das aves, o planejamento das pastagens e o fluxo de venda dos produtos. Esse aspecto deixa claro que precisamos unir as cadeias locais e auxiliar os produtores no planejamento estratégico e financeiro", afirmou a professora Júlia Neves.

A pesquisadora e professora Márcia Jantzen, da UFRGS, comentou sobre a importância do trabalho desenvolvido em ambientes educacionais.

"Nós da área do ensino, como é o caso das universidades públicas, temos a responsabilidade de difundir pesquisas e os conhecimentos gerados nas instituições a que pertencemos e através das parcerias. Na ocasião do evento, tivemos a oportunidade de elucidar fatores importantes na criação de animais e na produção de alimentos de alto valor nutricional e que se integram no ecossistema onde estão inseridos, que é o caso da geração de alimentos orgânicos de origem animal. Os atores presentes na roda de conversa sobre avicultura orgânica estavam presentes, com destaque aos agricultores. Estes, por sua vez, puderam expor suas dificuldades na cadeia produtiva, com discussões entre representantes de órgãos governamentais, como o Ministério da Agricultura, e demais profissionais que já atuam na área. Ainda, o lançamento do Manual da Avicultura Orgânica possibilitou o acesso gratuito a todos e todas que se interessam pelo assunto, com conteúdo de fácil interpretação. Ao longo do material, é possível visualizar com destaque o que é obrigatório, importante e recomendado nesse tipo de criação, de acordo com a Portaria nº 52/2021, que trata sobre os sistemas orgânicos de produção", explicou.

“Os próximos passos para formalização dessas atividades no DF será qualificar os produtores de aves para estarem de acordo com a Portaria 52/20221”, reforçou a professora Júlia. “Com o cumprimento dessa etapa, eles poderão ser credenciados, lembrando que esse evento foi apenas o primeiro. Precisaremos de mais encontros para estimular a formação dessa rede de apoio na nossa cidade", concluiu.

Quer saber mais sobre o tema? Acesse o Manual de Avicultura Orgânica, com foco nas galinhas de postura e frangos de corte (Gallus gallus domesticus). A publicação faz parte de uma série sobre produção animal orgânica, sistema de produção que vem crescendo no Brasil e no mundo e é carente de informações técnicas específicas.

Confira matéria de veículos de imprensa que realizaram a cobertura do evento aqui.