Página inicial > Planaltina > Abertura do AgriCerrados conta com participação de alunos e comunidade

Abertura do AgriCerrados conta com participação de alunos e comunidade

Criado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 17h20 | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 17h20 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 17h20 | Acessos: 514

Após dois anos de isolamento social, o AgriCerrados retorna ao formato presencial no IFB Campus Planaltina. O evento é uma organização do campus e debate assuntos pertinentes para estudantes de todos os cursos técnicos e superiores da unidade, nesta quarta edição focando na sustentabilidade, conhecimentos e tecnologias do mundo agropecuário.

Participaram da solenidade o diretor-geral do campus Nilton Cometti, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Vinícius Machado, o secretário executivo de Agricultura Luciano Mendes, o pró-reitor de Extensão Paulo Wanderley, a reitora Luciana Massukado e as deputadas Erika Kokay e Paula Belmonte.

Na ocasião, Cometti destacou que este ano a programação do AgriCerrados está mais extensa e é um trabalho coletivo de servidores e alunos envolvidos na organização. Ele agradeceu aos parceiros externos e parlamentares que têm ajudado o IFB incansavelmente.

Já Vinícius Machado mencionou a sua felicidade pelo retorno do AgriCerrados ao formato presencial. “Este evento é pensado para a formação de estudantes de todos os nossos cursos, nestes três dias teremos oficinas, minicursos, palestras, rodas de conversa, mesas redondas. É um momento de reflexão para o Dia da Consciência Negra também, pois teremos uma atividade voltada para o projeto Afrocientista”, detalhou.

O secretário de Agricultura, que é egresso da antiga escola técnica em Planaltina, lembrou em seu discurso que sua vida profissional teve início naquele local. “Espero que vocês possam discutir aqui as principais questões da agricultura no Centro Oeste, especialmente no DF, com um olhar crítico para a agricultura, levando em conta os desafios que temos hoje”, disse.

Já a deputada Kokay ressaltou que o IFB é uma instituição que pratica uma educação que escuta a comunidade e propõe superação de todos os desafios. “Esta é uma educação que territorializa e tenho alegria de ter contribuído para a construção de alguns espaços no campus, de ver esse evento e a atuação dos alunos aqui. Acredito que os institutos são fundamentais para a construção da cidadania do povo brasileiro”, falou.

O pró-reitor de Extensão deu boas-vindas aos alunos e pediu para aproveitarem o evento que foi pensado com carinho para a comunidade estudantil e externa também. “No AgriCerrados nós vemos conhecimento sendo importado para os alunos e também do IFB direto para a comunidade, então é uma troca importante”, falou.

A deputada Paula Belmonte aproveitou seu discurso para parabenizar o corpo docente do IFB. “É importante que vocês alunos reconheçam e valorizem o IFB, pois aqui temos uma instituição que reconhece a importância do trabalho de vocês jovens”, destacou.

A reitora Massukado defendeu a escola como território e segunda casa, mencionando a importância da representatividade em todos os eventos promovidos pelo IFB. “Estamos tentando trabalhar sempre com reflexões sobre negritude, gênero, pois temos compromisso com a representatividade aqui por meio dos nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão também. Aproveitem demais o AgriCerrados, façam perguntas, participem, pois aqui há oportunidades para a vida profissional de cada um de vocês”, finalizou.

Logo após os pronunciamentos, Ronaldo Triacca (Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos), ex aluno do Colégio Agrícola de Brasília (atual Campus Planaltina do IFB) ministrou uma palestra sobre “A Vitivinicultura no Cerrado do Planalto Central”. Em seguida, finalizando a manhã, teve apresentação do grupo de Catira, formado por alunos do IFB Campus Planaltina.

AgriCerrados

O evento segue até quarta-feira, 23 de novembro, com atividades gratuitas e abertas à comunidade. O AgriCerrados conta com a participação de representantes de todos os cursos do IFB Campus Planaltina, comunidade, empresas e parceiros do IFB, além de dedicar um dia especialmente à comemoração do Dia do Técnico em Agropecuária e Agroindústria (DTAA), na quarta feira, 23 de novembro.

Para conferir a programação completa, clique AQUI.