Página inicial > Planaltina > Colheita no IFB envolve professores e estudantes em projeto

Colheita no IFB envolve professores e estudantes em projeto

Criado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 15h21 | Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 15h21 | Última atualização em Sexta, 06 de Janeiro de 2023, 15h23 | Acessos: 1018
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília/ IFB Campus Planaltina está colhendo excelentes frutos do "Projeto Prático de Produção de Hortaliças".  Em torno de 120 estudantes do Curso Técnico em Agropecuária estão envolvidos neste projeto, sendo que 20 fazem do projeto Qualifica DF, além também dos estagiários. É um projeto piloto que começou em 2022 e que inclui o plantio dos chamados grandes grupos de hortifruti, como por exemplo: tomate, alface, abobrinha, cenoura, melancia (hortaliça-fruto), tangerina poncan, limão tahiti, entre outros - representando a produção de hortaliças.

Para chegar a esses resultados, o currículo do programa do Curso Técnico de Agropecuária foi atualizado e, deu força a disciplinas de práticas profissionais, como a disciplina "Práticas Profissionais Orientadas". A docente de Ciências Agrárias do Campus Planaltina, Alessandra Ferreira da Silva, mencionou algumas outras aulas importantes ministradas aos estudantes do campus, como: Topografia, de Produção de Hortaliças, Prática de Solos, Coleta de Amostra de Solos para Análise e o Projeto Prático de Mecanização.

"Considerando as necessidades do mercado, o IFB incluiu essas aulas com a disciplina Práticas Profissionais Orientadas, inserida no novo currículo, para favorecer o processo de aprendizado dos estudantes e atender as demandas de produção do campus. Dessa forma, o estudante tem uma noção mais ampla do setor, vivencia o sentido real de como efetivamente funciona o trabalho em si. Entende com isso, o espaço da atividade e as dificuldades técnicas e sociais", explica a professora. Outro ponto muito positivo também é a integração entre professor e estudantes, fazendo essa integração da produção no campo.

Projeto Prático de Produção de Hortaliças

O projeto prático faz parte da disciplina "Fruticultura e Olericultura", iniciado em agosto de 2022 e que segue em continuidade no ano de 2023. Os estudantes participam de todo o processo produtivo ativamente com aulas práticas na seleção das sementes, no plantio, no cultivo das produções e no cuidado contra pragas. O projeto não é orgânico, mas é controlado por uso de adubos químicos, sempre com menor utilização possível e dentro de todas as técnicas. Os estudantes são avaliados duas vezes, dentro da disciplina, durante toda a condução de prática das hortaliças e, o projeto vale nota de forma coletiva por turma. Ainda há a participação deles como monitores na execução dos serviços práticos.

Antonio José Pacheco Leão, Professor Técnico envolvido nas atividades no Campus, conta animado que as expectativas são as melhores para este ano. "Vamos começar a plantar mais cedo este ano para que não pegue tanta chuva ao final do ciclo e não desenvolva doenças. A ideia é que já em novembro possamos estar fazendo a colheita das próximas produções", conta ele. Também tem sido uma oportunidade para os nossos estudantes se sentirem mais seguros em relação a todas as etapas do plantio, trabalhamos com o processo integrado - onde utilizamos as áreas dos pomares dos limões e das tangerinas, aproveitando a mesma irrigação para as melancias", explica.

A teoria é vista em sala de aula e, o professor reforça as informações nos espaços de cultivo. Posteriormente, ele escolhe os monitores para acompanhar a execução das etapas práticas, se comprometendo com os resultados exigidos pela produção. O e

Outro destaque é a produção de mudas, como de café, limão cravo, tangerina e laranjas. "O cultivo de café  pretende explorar novas variedades de mudas comerciais, conseguidas com grandes produtores, Já na produção de mudas de citros, os estudantes fazem enxertia de limões e tangerinas, na disciplina de Fruticultura", detalha.

Direto da Estufa: Com a palavra os estudantes do Técnico Integrado em Agropecuária

Leandro Tavares de Ataídes,  estudante do curso do terceiro ano do Ensino Médio integrado em Agropecuária, conta um pouco de como está sendo essa experiência. "Foi muito interessante, participamos do início da semeadura até a parte da colheita. Adubação, raleio, controle do mato, e deu tudo certo no nosso plantio com essa colheita farta de melancia, cenouras."

Ana Júlia Ribeiro de Resende, estudante do curso de Técnico Integrado em Agropecuária falou sobre as aulas de Olericultura. "Primeiro tivemos aulas teóricas em sala e depois fomos para aulas práticas, em que plantamos, tratamos de pragas e doenças e hoje estamos colhendo o fruto do nosso trabalho".

Doação das produções para os Campi

Estão sendo enviadas as produções excedentes do IFB Campus Planaltina para outros campi. Já foram 80 melancias pro Campus Gama e outra leva foi enviada pro Campus Riacho Fundo -  para novos agendamentos é só falar diretamente com a Direção Administrativa do Campus.