Página inicial > Planaltina > Alunos do IFB usam berrante, viola e coreografia para mostrar o ritmo da catira

Alunos do IFB usam berrante, viola e coreografia para mostrar o ritmo da catira

Criado: Quarta, 30 de Mai de 2012, 10h06 | Publicado: Quarta, 30 de Mai de 2012, 10h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2469

Andando pelo espaço do Centro de Convenções Centrosul, os participantes do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica têm tido boas surpresas. Estudantes e professores aproveitam o momento de integração para mostrar talentos e manifestações culturais regionais. A diversidade de estilos brasileiros fica bem marcada pelos corredores do evento.

O ritmo da catira e da moda de viola, vindo da região Centro-Oeste, foi um dos que ganhou espaço na programação cultural. A apresentação do Grupo de Catira Mão Divina foi uma das atrações do palco 1, no final da manhã de terça-feira, 29. Embalados pelas ‘modas’ entoadas por um dos violeiros, quatro estudantes fizeram uma coreografia, marcando bem os passos, no ritmo das palmas.

O projeto é coordenado pelos professores Juliano Rosa e Vânia Pimentel, do Instituto Federal deBrasília (IFB) – Campus Planaltina. Quinze alunos do técnico em Agropecuária integram o grupo. No Fórum, sete se apresentaram: quatro puladores, dois violeiros e o tocador de berrante. “Sempre tive vontade de aprender a tocar viola e pude aprender com as aulas no Instituto”, contou a aluna Nathália Rodrigues, de 15 anos. Já Brenner Yan Alves, de 16 anos, explica que as modas apresentadas são compostas por compositores regionais e tocadas em festas religiosas e populares, nas cidades da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IF-SC