Página inicial > Planaltina > Projeto do IFB Campus Planaltina cria Jardim Cerratense e abre para visitação

Projeto do IFB Campus Planaltina cria Jardim Cerratense e abre para visitação

Criado: Terça, 25 de Abril de 2023, 07h44 | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 07h44 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 09h33 | Acessos: 624
imagem sem descrição.

O IFB Campus Planaltina criou e abriu para visitação um jardim cerratense, que abriga espécies nativas herbáceas, gramíneas e arbustivas das formações savânicas e campestres do Cerrado, incluindo cajuzinho do cerrado, macela do campo, capins nativos, dentre outros exemplos que representam a diversidade do bioma.

O projeto de extensão, intitulado “Jardim Cerratense como instrumento de Educação Ambiental”, tem como objetivo apresentar o espaço, por meio de projeto de design gráfico e de arquitetura, como espaço de consciência ambiental para os estudantes das escolas públicas do DF, principalmente de Planaltina. O jardim serve como instrumento de educação ambiental para o conhecimento e a preservação de espécies nativas do Bioma Cerrado.

O agendamento das visitas pode ser feito pelo e-mail institucional da professora Diane Fiamoncini, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., sendo que o recebimento das turmas ocorre sempre nas manhãs das segundas-feiras, no prédio do curso de Agroecologia, no IFB Campus Planaltina.

A professora Diane reforça que é necessário divulgar o conceito de que a estética do cerrado pode ser inserida em jardins pelas qualidades de beleza que apresenta e como instrumento de preservação da flora e da fauna local.

O estudante do IFB Willian Jeferson, aluno do curso de Agroecologia, trabalha diretamente no projeto de extensão e atualmente está desenvolvendo pesquisa no jardim intitulada “Jardins Cerratenses – Eventos Fenológicos, Manutenção e Manejo”, em que está coletando dados sobre diferentes condições de manejo de solo e poda para cinco espécies, além de construir um calendário fenológico de todas as espécies existentes no jardim atualmente.

William, mais conhecido como Biro Biro, já fez o acompanhamento do Jardim Louise Ribeiro e do jardim de sequeiro na Universidade de Brasília (UnB) e o manuseio de outros jardins do cerrado na cidade. Possui uma empresa de jardinagem, a Flor de Lobeira, que oferece serviços de paisagismo com espécies nativas do cerrado.

O Projeto de Extensão foi iniciado pela professora Diane, docente da Licenciatura em Biologia e do curso de Agroecologia do IFB Campus Planaltina, juntamente com as professoras Edilene Marchi e Viviane Evangelista, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), no ano de 2021.