Página inicial > Planaltina > IFB marca presença na RIO +20

IFB marca presença na RIO +20

Criado: Segunda, 25 de Junho de 2012, 13h14 | Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2012, 13h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1965

Um grupo de 20 alunos do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) compareceu à conferência Rio+20, na cúpula dos povos, entre os dias 16 e 23 de junho. O grupo contou com a presença de 19 estudantes do curso superior de Tecnologia em Agroecologia e 1 do curso técnico de nível médio, além de um servidor do IFB. A ida à conferência teve por objetivo a participação direta dos estudantes nos debates e oficinas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

O grupo alojou-se em um acampamento denominado “Território da Juventude”, localizado a 10 km do local onde foram realizadas as oficinas e debates. Segundo Carlos Alberto Sousa, estudante e servidor do IFB, as condições de alojamento aliadas a alguns problemas de organização do evento impediram a participação plena do grupo na conferência. Mas, apesar disso, o servidor considerou a experiência positiva: “Avalio de forma positiva. Principalmente no aspecto colaborativo, pois as condições de estadia exigiram bastante esforço. Os estudantes deram um belo exemplo de coletivismo, cooperação e superação.”

O grupo acompanhou oficinas como “A Juventude e a Carta da Terra” e “Diálogos Intergeracionais”, além de debates sobre agrotóxicos e o código florestal. Participaram também de uma feira de troca de sementes, colaborando com algumas amostras de sementes do Cerrado. A maior motivação para os estudantes foi a necessidade de estarem atualizados para enfrentar o desafio de alinhar desenvolvimento e sustentabilidade, tendo em vista que em breve serão profissionais da área de produção agrícola.