Página inicial > Planaltina > IFB Campus Planaltina participa da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023

IFB Campus Planaltina participa da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023

Criado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 10h34 | Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 10h34 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 10h35 | Acessos: 320
imagem sem descrição.

O IFB Campus Planaltina, representado pelo Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia (CSTA), participou da feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023 entre os dias 17, 18 e 19 de maio, na cidade de Goiânia- GO.

campus enviou um ônibus, no dia 18 de maio, com 44 estudantes acompanhados pela professora Vânia Pimentel. O Coordenador do CSTA, professor Ilvan Medeiros, participou da abertura oficial do evento no dia 17 representando o IFB Campus Planaltina. Segundo o Coordenador, o evento marca o início do fortalecimento do curso de Agroecologia com as instituições, órgãos, cooperativas e agentes promotores da Agricultura Familiar na Região Centro-Oeste.    Ressalta ainda o protagonismo assumido pelos estudantes do único curso superior de Tecnologia em Agroecologia da região ao submeter 23 trabalhos científicos, sendo 5 resumos expandidos. A participação do CSTA proporcionou a troca de experiências e vivências entre os estudantes e os agricultores familiares, bem como a ampliação nas possibilidades de atuação com as empresas e agentes que participaram da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2023.

Mike Soares, estudante do quinto semestre de Agroecologia, ressalta a importância de fazer contatos com pessoas e entidades que acreditam na agricultura familiar na perspectiva agroecológica.

Para a Professora Vânia, que acompanhou os discentes na feira, a vivência na feira contribui com a compreensão Pedagógica das distintas dimensões da agroecologia por meio da interação com agricultores e com agroecologistas formados, inclusive no IFB, e já em atuação no mundo do trabalho, como é o caso dos egressos Murilo  Notine e Robson Aguiar, que atuam no projeto  de valorização das sementes crioulas do Movimento Camponês Popular e expuseram seus trabalhos e produtos na feira, além da Paula Lima, também agroecologista e potencializadora da cadeia produtiva de produtos do Cerrado na central do Cerrado.

A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia intenta dobrar o número de participantes nas próximas edições e obter mais incentivos e suporte do IFB para participação de eventos nacionais e internacionais que trazem a Agroecologia como ponto central.