Página inicial > Planaltina > Minicurso sobre atendimento às pessoas especiais une Institutos Federais de Brasília e Farroupilha

Criado: Quinta, 05 de Julho de 2012, 14h05 | Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2012, 14h05 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2128

Na manhã desta quinta-feira, 5 de junho, foi realizada, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), a abertura do minicurso “Adaptações curriculares e terminalidades específicas”, focado em melhorias e adequações nos métodos de educação inclusiva para os servidores que compõem os NAPNEs (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais Específicas) da Instituição. O curso ocorre hoje e amanhã no miniauditório do campus e está sendo ministrado por duas integrantes da Assessoria de Ações Inclusivas do Instituto Federal de Farroupilha.

A busca do Instituto Federal por inclusão é uma realidade, assim como o crescimento das demandas por adequações que possibilitem o acesso e o aprendizado de alunos com necessidades específicas. Esses foram os fatores que motivaram Girlane Maria, coordenadora de Educação Inclusiva, a entrar em contato com Tânia Dubou e Suélen da Silva, do Instituto Federal de Farroupilha: “Começamos a pensar em como ajudar o NAPNE a realizar adaptações curriculares. Fazendo pesquisas, localizamos o trabalho das professoras Tânia e Suélen. Vimos que elas já haviam ministrado um curso sobre adequação curricular e entramos em contato, combinando, em seguida, a realização de uma palestra ou minicurso”.

Girlane comentou, ainda, sobre as expectativas para a nova rotina dos NAPNEs após a realização deste minicurso: “É um ponto de partida. Ainda temos muito o que melhorar com relação a adaptações curriculares, pois cada curso e cada aluno, seja ele cego, surdo ou deficiente intelectual, vai exigir uma adequação diferente. De posse das orientações que teremos nesse minicurso, esse sera o ponto de partida para apoiarmos os professores e a equipe pedagógica dos campi a fazer essas adequações.”

Na abertura, o minicurso contou com a presença de representantes dos campi do IFB. As palestras e debates continuam amanhã, sexta-feira, 6 de junho, no miniauditório do Campus Planaltina.