Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina inaugura primeiro CFT do IFB

Campus Planaltina inaugura primeiro CFT do IFB

Criado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 11h41 | Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 11h41 | Última atualização em Quinta, 15 de Junho de 2023, 18h23 | Acessos: 830
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou nessa terça-feira, 13 de junho, seu primeiro Centro de Formação Tecnológica (CFT) no IFB Campus Planaltina. Na solenidade, a reitora do IFB, Luciana Massukado, e o diretor-geral do campus, Nilton Cometti, receberam os representantes do Ministério da Educação (MEC), o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, e o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli.

O CFT do IFB Campus Planaltina é um investimento de R$ 2,07 milhões oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Prof. Israel. O espaço abriga seis salas/laboratórios, sendo um deles o Laboratório do Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada e Prática Profissional (Papp/Lab) APP Labs, um laboratório no estilo open labs com equipamentos voltados à cultura da prototipagem, com impressoras 3D e de corte a laser em alta resolução, scanner, notebooks, TV Smart, ferramentas e kits de robótica. O PAPP/LAB é um investimento de R$ 400 mil de emenda parlamentar da deputada federal Erika Kokay. Todos os 10 campi do IFB estão recebendo CFTs e Papp/Lab.

Na abertura, o diretor-geral, Nilton Cometti, agradeceu a todos os envolvidos na construção do CFT. “Quem vê um prédio não imagina quantas pessoas estão por trás da obra. Esta é uma escola do povo, porque tudo aqui é construído com dinheiro do povo”, falou. A reitora Luciana Massukado deu as boas-vindas para os participantes colegas da Rede Federal presentes na cerimônia em razão do II Fórum de Educação do Campo. “Somos uma só família e, aqui, sintam-se em casa”, disse, saudando também estudantes e servidores presentes.

O secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação, Getúlio Marques, lembrou que em 2003, quando estava no MEC, visitou o então Colégio Agrícola do Distrito Federal ouvindo os pedidos da comunidade para que a unidade fosse federalizada, o que foi feito em 2008 com a transformação da unidade no primeiro campus do Instituto Federal de Brasília. “Na época as estudantes pediam um alojamento para elas, e hoje possuem. Grande felicidade ver isso e quanto o campus avançou”, disse.

CFT Planaltina

O Centro de Formação Tecnológica (CFT) do IFB Campus Planaltina atuará como um espaço de parcerias público-privado. Segundo o Prof. Dirceu Macagman, coordenador da unidade, toda energia agora está na equipagem do local para que, através de instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/DF, por exemplo, possam ser aprofundadas aulas nos cursos técnicos e superiores e também ofertados cursos de formação inicial e continuada para a comunidade, egressos e profissionais que busquem se aprimorar em Educação 4.0 (tecnologia e automação), como mapeamento de áreas com drones e gestão de equipamentos de alta precisão. “Temos um déficit de trabalhadores nesta área no Brasil. Esperamos com o CFT e com as parcerias atualizar as formações para os profissionais que atuam no campo”, explicou.