Página inicial > Planaltina > IFB Campus Planaltina e Senar promovem curso de Implementos Agrícolas

IFB Campus Planaltina e Senar promovem curso de Implementos Agrícolas

Criado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 14h11 | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 14h16 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 15h45 | Acessos: 257

Nos dias 8, 9 e 10 de junho, aconteceu no IFB Campus Planaltina o curso de Implementos Agrícolas, com carga horária de 24 horas, fornecido por meio da parceria entre o campus e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar. Com 16 inscritos, 11 alunos do curso Técnico em Agropecuária, 4 do curso superior em Agronomia e um funcionário do campus, Fábio Conceição Silva, os participantes tiveram conteúdos teóricos e práticos sobre a regulagem e operação dos implementos mais comuns utilizados no campo.

Para o instrutor Carlos Pietrani, o treinamento prático com implementos agrícolas tem como objetivo melhorar o desempenho, além de fornecer aos alunos a condição para responderem aos desafios e participarem de maneira eficaz na consolidação de seu aprendizado.

Segundo o aluno David Sousa, do curso Técnico em Agropecuária, o curso foi essencial para aprimorar os conhecimentos e promover a qualificação técnica. “A gente veio aqui para executar as práticas do campo mais básicas do campo, as operações mais básicas de aragem, gradagem, subsolagem e distribuição de calcário. Então foi muito importante para adquirir essa experiência, ter mais noção sobre o funcionamento das máquinas no campo, sobre as manutenções das máquinas ou preparo no galpão”.

Já para a aluna de Agronomia Sarah Aline Rodrigues, o curso com certeza foi muito bom. “O professor é bem paciente para ensinar e incentivar a turma. Isso foi muito importante para que todos concluíssem com sucesso o curso. Quem tiver a oportunidade de fazer não vai se arrepender!”

Gabriel Oliveira, do curso Técnico em Agropecuária, também elogiou o curso. “O curso é muito bem explicativo; o professor é excelente no que faz, ensina bem”.

Os alunos em geral não apresentaram dificuldades; no entanto, a regulagem do distribuidor de calcário foi um desafio em virtude da variação do vento no momento da prática. David complementa que “passar por essa experiência foi muito importante para nós para saber o que fazer quando surgir essa adversidade. Então foi de extrema importância.”