IFB Campus Planaltina sediará a final da Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Pegue sua botina e seu chapéu, porque a final da 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap) vai começar. Entre os dias 7 e 10 de setembro, o Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina deve receber 50 equipes de todo o Brasil e de outros países para as fases finais do torneio.
A Obap é uma competição científica anual organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas com objetivo de integrar os estudantes de atividades práticas da agropecuária, conectar os diversos cursos da área e incentivar a iniciação científica. Cada ano uma cidade diferente realiza a final, e é a primeira vez que Planaltina é escolhida como sede.
De acordo com o diretor da unidade, Nilton Cometti, cerca de 200 estudantes irão chegar ao Distrito Federal até o dia das competições. Todos eles ficarão hospedados no Minas Tênis Clube, e a alimentação será fornecida pelo próprio IFB Campus Planaltina. “Qualquer pessoa pode ir assistir; está aberto para toda a comunidade”, diz.
A grande final será dividida em duas etapas. Na primeira, os membros de cada equipe terão de responder a uma prova teórica com questões objetivas e discursivas. A segunda etapa será formada por três provas práticas — na última edição, os finalistas enfrentaram desafios de adubação, calda bordalesa, inseminação artificial, semeadora e de levantamento topográfico.
As equipes vencedoras serão escolhidas pela pontuação somada das provas teóricas mais a nota final da prova prática. Ao todo, 15 equipes receberão medalhas (cinco de ouro, cinco de prata e cinco de bronze), e as cinco melhores colocadas ficarão com os troféus. Os times são compostos por três estudantes do ensino técnico integrado ou subsequente e um orientador.
Para chegar até a final, as equipes passaram por outras fases. As equipes tiveram de responder a uma prova virtual de trinta questões com o conteúdo dos seus respectivos cursos. Ganharam a oportunidade de vir a Planaltina aquelas que conseguiram mais pontos e terminaram mais rapidamente.
O time Corujões de Planaltina, do curso de agropecuária subsequente, será o representante do IFB na Obap. “Eles estão felizes da vida. Muito inteligentes e sábios, ficamos impressionados com a prova [virtual] deles. Estão nas nuvens”, comenta o diretor.
“É um grande ganho para o campus sediar a Olimpíada Brasileira de Agropecuária; conseguimos fazer com que muitos alunos tentassem uma vaga na final, e também vai trazer muita visibilidade para cá.”
Cursos participantes
Técnico em Agropecuária
Técnico em Agroecologia
Técnico em Meio Ambiente
Técnico em Agronegócio
Técnico em Alimentos
Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT (MEC/Brasil)
Redes Sociais