Página inicial > Planaltina > Dia do Biólogo: a importância da ciência da vida

Dia do Biólogo: a importância da ciência da vida

Criado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 07h29 | Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 07h29 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 07h32 | Acessos: 1766
imagem sem descrição.

No dia 3 de setembro é comemorado o Dia do Biólogo, profissional responsável por estudar a vida em todas as suas formas. A biologia é uma ciência fundamental para a compreensão do mundo que nos cerca, e os biólogos desempenham um papel essencial em diversas áreas, como a saúde, a agricultura, o meio ambiente e a tecnologia.

Os biólogos estudam a estrutura, o funcionamento, a evolução, a distribuição e a interação dos seres vivos. Eles investigam desde o nível molecular até o nível global, e suas pesquisas contribuem para o desenvolvimento de novos medicamentos, alimentos, materiais e tecnologias.

O IFB Campus Planaltina oferece um curso de Licenciatura em Biologia, no qual os alunos são preparados para enfrentar os desafios da profissão e contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia.

Para celebrar o Dia do Biólogo, o curso de Licenciatura em Biologia do IFB Campus Planaltina relembra a série de oficinas realizadas como parte da programação da semana de acolhimento dos estudantes no segundo semestre de 2023.

As oficinas foram oferecidas pelos próprios estudantes, como forma de colocar em prática o aprendizado obtido ao longo do curso, como exercício da futura profissão.

Confira as oficinas realizadas:

• Trilha ecológica: Os participantes conheceram a biodiversidade da região, aprenderam sobre a importância da preservação do meio ambiente e realizaram atividades de conscientização.
  • Kokedama: Os participantes aprenderam a cultivar plantas em bolas de musgo, uma técnica japonesa que é uma ótima opção para quem não tem muito espaço em casa.
  • Produção de Lâminas de baixo custo para citologia vegetal: Os participantes aprenderam a preparar lâminas para observação em microscópio, explorando o universo microscópico das plantas.
  • Canva: criando materiais didáticos: Os participantes aprenderam a criar materiais didáticos com o Canva, uma ferramenta on-line que permite criar materiais lúdicos e interativos.
  • RPG Oneshot: Sistema respiratório e Board Games: Os participantes participaram de um jogo de RPG para aprender sobre o sistema respiratório e conheceram diferentes jogos de tabuleiro que podem ser utilizados para ensinar biologia de forma lúdica.

Foram ofertadas ainda as oficinas ‘Jardim Cerratense como instrumento de Educação Ambiental’, ‘Produção de queijo minas padrão’ e ‘Desafios da Mulher na Contemporaneidade’.