Página inicial > Planaltina > IFB e Sebrae-DF promovem ações de empreendedorismo e sustentabilidade em escolas de Planaltina

Criado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 10h34 | Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 10h34 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 14h17 | Acessos: 419

O Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília e o Sebrae-DF implementaram ações centradas no empreendedorismo e na sustentabilidade em quatro escolas de Planaltina, durante os meses de agosto e setembro, como parte do Projeto ALI – Educação Empreendedora, fruto da parceria entre as duas instituições.

O Centro de Ensino Médio 02 optou por plantar árvores nativas do cerrado, acompanhadas por palestras sobre agroecologia, bioma cerrado e recursos hídricos. A Escola Classe Alta-mir envolveu todos os membros do Grupo de Trabalho do Projeto, diretores e gestores para realizar o plantio com as crianças, promovendo educação inclusiva. A Escola Classe Vale do Sol focou na preparação de canteiros e sementes, envolvendo estudantes do IFB no processo. A Escola Classe Aprodarmas deu início à criação da sua horta em março e, no mês de agosto, recebeu o auxílio dos estudantes do IFB, que trouxeram tanto conhecimento teórico quanto apoio prático para o plantio.

Os estudantes do IFB colaboraram com as escolas na implantação de hortas agroecológicas e jardins de plantas nativas. Como recompensa por seu esforço, receberam uma declaração da escola e a oportunidade de participar de palestras e oficinas realizadas pelo Sebrae. Essas iniciativas promoveram a proatividade dos estudantes, a atitude empreendedora, o trabalho em equipe e o cuidado com o meio ambiente, destacando a importância do Projeto Educação Empreendedora na melhoria da qualidade da educação e do ambiente escolar, bem como em suas dimensões socioeconômicas e ambientais.

Essas atividades tiveram um impacto positivo na conscientização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e na promoção de uma visão empreendedora para o futuro. Durante as ações, os estudantes demonstraram entusiasmo, destacando os benefícios dessas iniciativas e evidenciando a compreensão da biodiversidade do cerrado e seu papel na manutenção do equilíbrio ambiental.