Página inicial > Planaltina > “ConectaIF 2023 terá cheiro da natureza e será inesquecível”

“ConectaIF 2023 terá cheiro da natureza e será inesquecível”

Criado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 19h26 | Publicado: Segunda, 20 de Novembro de 2023, 19h26 | Última atualização em Segunda, 20 de Novembro de 2023, 19h33 | Acessos: 428
imagem sem descrição.

ConectaIF 2023 terá cheiro da natureza e será inesquecível”. Com essa fala, o diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, deu as boas-vindas ao auditório professor Amantino Maciel, completamente lotado, para abrir, oficialmente, o ConectaIF 2023.

A cerimônia de abertura — que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20 — além de celebrar e debater o Dia da Consciência Negra, realizou homenagens aos 15 anos do Instituto Federal de Brasília.

A solenidade contou com a presença da reitora do IFB, Veruska Machado, do secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, dos deputados distritais Chico Vigilante, Pepa e Max Maciel, e da deputada Federal Erika Kokay.

Abertura

O diretor do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, abriu as falas agradecendo a presença de todos que estavam presentes no auditório e ressaltando que para ele e para a comunidade do campus, o ConectaIF na unidade é a realização de um sonho.

“Hoje temos um campus bem mais estruturado, com auditório, Centro de Formação Tecnológica (CFT), prédio da agronomia, estruturas de proteção... Aqui está o ConectaIF, que era um sonho distante, mas tenho certeza de que será inesquecível! ”, comemorou.

Para o deputado distrital Pepa, o IFB Campus Planaltina faz parte da história da cidade, assim como a Pedra Fundamental e a Via Sacra. “Este colégio tem uma história. Quantos se formaram e hoje estão neste grande evento? Por isso parabenizo o Instituto Federal de Brasília e todos que estão envolvidos na organização. É uma honra para Planaltina receber este evento”, disse.

O também distrital Max Maciel, em sua fala, ressaltou que o IFB conserva vivo o debate para manter uma cidade sustentável, que pensa em novas tecnologias, segurança alimentar, e sustentar o cerrado. “Eu sei qual é um dos grandes desafios. Não é só passar de ano; é também chegar à escola. É o transporte público”, destacou, com o compromisso de atuação na área.

Chico Vigilante ressaltou o pioneirismo do campus, que foi a primeira escola técnica do Distrito Federal. “Nasceram muitos filhos e filhas desta escola; ao todo foram dez”, relembrou o deputado citando os campi do IFB. “Precisamos de mais escolas técnicas no Distrito Federal. Parabéns ao ConectaIF e aos Institutos Federais pela transformação que vocês fazem”.

O secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação, Getúlio Marques, discursou em seguida, rememorando a história dos IFs. “Teremos uma expansão (da Rede Federal). Também teremos uma consolidação dos campi atuais”, afirmou.

“Os Institutos Federais nascem das raízes da comunidade”, acrescentou a deputada federal Erika Kokay; “por isso a importância desses espaços: para aumentar a territorialidade e criar mais raízes.”

A reitora Veruska Machado, pela primeira vez à frente do ConectaIF, comemorou os 15 anos dos Institutos Federais. “Todos os momentos que temos oportunidade de realizar trocas, de partilhar, são momentos muito importantes. O ConectaIF é um desses momentos. Neste ano, é muito especial, pois estamos nesse processo de debutar e seguir fazendo história”, finalizou.

Consciência Negra

A cerimônia de abertura começou com o poema “Navio Negreiro, representado por estudantes dos terceiros anos do Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFB Campus Planaltina.

Já em sua fala, a reitora do IFB lembrou a plantação da muda de Baobá, considerada a árvore da vida e símbolo de ancestralidade.

“A planta representa os nossos ancestrais, a nossa memória, a nossa história. Ao redor dessa árvore a comunidade se reúne para compartilhar conhecimentos. Um convite ao enraizamento da cultura dessa instituição”, cita.

Além disso, ao final da cerimônia de abertura, a professora e pesquisadora do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e coordenadora-Geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Marcilene Garcia de Souza, abrilhantou e encerrou com chave de ouro o primeiro dia de ConectaIF, com uma palestra sobre Educação Antirracista.

“Nós estamos falando do Brasil, e não há possibilidade de, num país como o nosso, que é a segunda nação mais negra do planeta, a semana da Consciência Negra não ser vista como centralidade no debate, na fala e no discurso de qualquer pessoa que tenha a consciência da dimensão da contribuição dos africanos e seus descendentes no país”.

15 anos

A Cerimônia de Abertura também contou com homenagens. Presentes, quatro dos cinco reitores que estiveram à frente ao IFB ao longo desses seus 15 anos: Aléssio Trindade, Wilson Conciani, Luciana Massukado e a atual, Veruska Machado. Um a um teve a oportunidade de relembrar história de suas gestões e receber uma placa comemorativa.

O ConectaIF segue até a próxima quinta-feira, 23, com uma programação rica e diversificada. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.

Para conferir as fotos desse primeiro dia, acesse o perfil do IFB no Flickr.

Assista cerimônia na íntegra.

Acesse o Site do ConectaIF 2023

Inscrições e programação

Redes Sociais Oficiais do IFB para ficar por dentro de tudo sobre o ConectaIF 2023