Página inicial > Planaltina > Educação no Campo é tema de debate na Rede Federal

Educação no Campo é tema de debate na Rede Federal

Criado: Terça, 18 de Setembro de 2012, 14h08 | Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2012, 14h08 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1696

Debater as necessidades de melhoria de infraestrutura para a educação no campo, a abertura para os movimentos sociais e uma profunda mudança na forma de desenvolver os currículos –  esses são alguns dos objetivos do Fórum Nacional de Educação no Campo, que reuniu seus integrantes nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano.

Urutaí recebeu o Forúm de Educação no Campo nos dias 22,23 e 24 de agosto. Foto: Assessoria de Comunicação do IFGoiano.

Do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram do encontro o diretor-geral do Campus Planaltina, Adilson Jayme de Oliveira, e o técnico administrativo da área de Produção Agropecuária do mesmo campus, Malaquias Pereira da Costa Júnior.

Para Adilson, o Fórum de Educação no Campo é um espaço de compartilhamento de experiências de escolas que possuem as mesmas especificidades. “Os participantes do Fórum são servidores de instituições que têm especificidades em comum, como oferta de cursos em período integral,  residência estudantil e um enfoque do suporte das atividades agropecuárias”.

Durante os debates ocorridos nos três dias de encontro, os representantes encaminharam os documentos vindos das discussões regionais, em que as propostas foram consolidadas e aprovadas em plenária final. A partir desse debate foi criado um documento conclusivo, com as deliberações do Fórum (clique aqui e acesse o documento final).

Adilson afirma que, apesar da importância de todos os temas, a reformulação curricular e assistência estudantil tiveram um espaço especial nos debates. “Existe uma demanda pronunciada para assistência estudantil dos alunos do curso técnico em agropecuária. Foi de consenso que devem ser concentrados recursos para favorecer a permanência do aluno nesses cursos”, afirma.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, reitera a importância desse debate, que, segundo ele, trata de uma integração de saberes para desenvolvimento de currículos voltados mais para a vida do estudante e menos para a soma de conteúdos.

“É importante observar que, embora as discussões se dessem em torno da realidade das escolas que mantêm cursos das áreas agrárias, a discussão é plenamente compatível com a necessidade de uma nova visão para o desenvolvimento da educação profissional”, conclui o reitor.

O Fórum

O Fórum Nacional de Educação no Campo é composto por Grupos de Trabalhos que debatem cinco eixos temáticos: Currículo; Indicadores de desempenho; Assistência Estudantil e Acesso, Permanência e Êxito; Cursos de Formação Inicial Continuada para Egressos e Cooperativa Escolar.

O grupo é mantido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem como tema a (Re)significação do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação.