Página inicial > Planaltina > Pré-Audiência inicia os debates para avaliação da oferta de cursos em Planaltina

Criado: Quinta, 27 de Setembro de 2012, 13h06 | Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2012, 13h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1616

No fim da tarde dessa quarta-feira, 26 de setembro, servidores, estudantes e representantes de diversos setores da comunidade de Planaltina  reuniram-se para uma pré-audiência pública que visou  iniciar os debates para confirmar o alinhamento dos cursos ofertados pela unidade e avaliar possíveis novos direcionamentos.

O encontro aconteceu no miniauditório do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) e contou com a presença de representantes de movimentos sociais e agrários, do Governo do Distrito Federal (GDF) e associações comerciais e industriais.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, responde a dúvidas da comunidade presente na pré-audiência pública.A audiência teve como primeiro objetivo apresentar aos presentes que não conheciam o campus as características da unidade e todas as suas potencialidades. As atividades iniciaram-se com um tour pelo campus, com o embarque do grupo em um ônibus, percorrendo diversos setores e áreas que compõem a unidade.

De volta ao miniauditório, o IFB foi apresentado à comunidade pelo reitor Wilson Conciani, que falou da expansão e apresentou as principais perspectivas de crescimento e dificuldades encontradas nesse período. Na oportunidade, Conciani tirou dúvidas e respondeu questionamentos recebidos da comunidade presente. Depois, foram apresentados um vídeo institucional do IFB e informações sobre os cursos que atualmente são oferecidos pela unidade.

Gabriela Araújo, diretora da Unidade de Internação de Planaltina (UIP), avalia de forma positiva a proposta da audiência. “É muito importante essa vontade do instituto de dialogar com a comunidade e abrir as portas do IFB para ouvir as demandas e os anseios da comunidade”, comenta.

O presente

Além de debater novos cursos, esse primeiro momento também já foi uma oportunidade inicial de discutir melhorias para os já existentes. Acácio Machado Lopes, representante do Movimento Sem Terra (MST) na reunião e estudante do curso de Tecnologia em Agroecologia, apresentou sugestões na forma de ingresso na instituição.

“Sugiro uma forma de acesso que priorize mais a vizinhança do Campus. Na minha opinião, deveria existir um raio de ação para cada campus, com algumas vagas para alunos mais distantes. Já melhorou, com a retirada da prova e inclusão do sorteio, mas esse sorteio ainda está muito abrangente”, comenta.

O diretor-geral do Campus Planaltina, Adilson Jayme de Oliveira, cita a importância de ouvir a comunidade interna. “É importante ouvir nossa comunidade interna, compartilhando com a comunidade externa para avaliarmos como nós podemos atender às demandas da capacitação profissional”, finaliza.

Audiência

Segundo Adilson, esse foi apenas o primeiro momento para discussões, porém foi bastante produtivo. “É importante contar com a participação dos principais segmentos que estão associados com nosso eixo tecnológico. Nesse primeiro encontro, já forneceram importantes contribuições de alinhamento do nosso campus”.

Os presentes receberam uma cópia do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, contendo todos as possibilidades de cursos que podem ser ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Os catálogos foram levados para casa pelos representantes, com a missão de iniciar os debates com seus grupos e comunidades.

Uma nova audiência, para continuação dos debates, já está marcada para o dia 9 de outubro, às 19h, e dessa vez acontecerá no auditório da Administração Regional de Planaltina.