Página inicial > Planaltina > Estudantes dos campi Brasília e Planaltina podem participar dos Jogos Digitais do DF

Criado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h38 | Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h38 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h38 | Acessos: 231

Associação Moriá e o Ministério do Esporte convidam os estudantes do IFB dos campi Brasília e Planaltina para participarem dos Circuito de Jogos Digitais do DF de forma gratuita.  Os estudantes terão acesso a cinco modalidades de eSports, além da possibilidade de se certificar com até 12 cursos de iniciação profissional.

O Circuito de Jogos Digitais do DF é um programa que tem por finalidade a prática de diversas modalidades dos esportes digitais como ferramenta de desenvolvimento educacional, profissional e esportivo.

O Circuito Jedis DF é composto por cinco ciclos, cada um em duas instituições de ensino simultaneamente, que encerrará em março de 2025 com um campeonato de Jogos Eletrônicos entre os estudantes. As inscrições para o segundo ciclo serão abertas a partir desta segunda, 15, para os dois campi do IFB. Serão 180 vagas ofertadas para o IFB Campus Planaltina e 450 para o IFB Campus Brasília. As inscrições podem ser feitas na instituição ou pelo site www.associacaomoria.org. As aulas terão início no dia 12 de agosto,

Ao longo do programa, os participantes terão aula uma vez por semana dentro do próprio campus e terão acesso a 12 cursos profissionalizantes, além de optarem por um dos cinco cursos da modalidade esportiva, como Free Fire, Valorant, League of Legends e eFootball. Nas unidades contempladas serão estruturadas salas gamers para prática do esporte digital e experimentações profissionais. Cada sala será organizada com a montagem da infraestrutura padronizada, composta com equipamentos e acessórios gamers de alta performance, em quantidade e qualidade satisfatória, para atender aproximadamente 16 alunos por turma. Depois desse período, a capacitação será continuada por meio de uma plataforma EaD.

“O objetivo do projeto é apresentar os jogos eletrônicos não apenas como um jogo, mas sim como um ecossistema, co-relacionando as modalidades que trabalhamos, com diversas áreas de atuação, como por exemplo, a economia. Sabemos que hoje existe todo um mercado consumidor e provedor de jogos eletrônicos, onde existem muitas profissões associadas e o mercado tende a absorver essas profissões. Educacionalmente, pois hoje existe um conjunto de metodologias ativas que buscam justamente a participação dos alunos através da proposição de desafios e que exigem habilidades deles, fazendo com que eles tenham atividades mais prazerosas e que se identifiquem mais com essas atividades, trazendo um sentimento de pertencimento e corroborando também com as metodologias ativas, que hoje têm sido utilizadas pedagogicamente”, explica o coordenador pedagógico do Jedis, Sérgio Medeiros.

No caso dos cursos profissionalizantes, fazem parte da lista: Programação para Internet; Adobe Photoshop; Adobe Ilustrator; Adobe After Effects; Adobe Premiere; CapCut; Marketing Digital; Figma (Webdesign); Programação em Python; Programação em Unity; UX Design; Canva; E das modalidades esportivas: Jogos Eletrônicos: Origem e Evolução; Modalidades de Jogos Eletrônicos: MOBA: League of Legends; FPS: Valorant; Battle Royale; Free Fire; Simulador Esportivo: eFootball; Card Game: TeamFight Tatics.

Após o fim do último ciclo, em março de 2025, será realizado um evento final que, além de permitir a entrega dos certificados, também servirá para a realização de um torneio de games, com a participação de equipes integrantes das unidades educacionais que foram contempladas pelo JEDIS, cabendo ao corpo técnico a responsabilidade pela elaboração de todas as fases dessa competição. Ao todo, dez equipes compostas por 31 alunos-atletas serão distribuídos pelas cinco modalidades eSportivas. Vale ressaltar que no evento, todos os participantes serão agraciados com medalhas de participação e as equipes que ocuparem os três primeiros lugares, considerando a contagem geral de pontos, ganharão troféus.