Página inicial > Planaltina > Planaltina completa 165 anos

Planaltina completa 165 anos

Criado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 07h41 | Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 07h41 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2024, 07h41 | Acessos: 151
imagem sem descrição.

A cidade mais antiga do Distrito Federal completa 165 nesta segunda-feira, 19 de agosto. Criada nessa data, no ano de 1859, pela Lei nº 03 da Assembleia Provincial de Goiás, já que, à época, a região pertencia ao município de Formosa.

Com a inauguração de Brasília, em 1960, Planaltina teve seu território desmembrado em duas partes. Uma, por ter ficado dentro do “quadradrinho”, foi integrada à estrutura administrativa que se implantou no Distrito Federal. A outra, que ficou fora do quadrilátero, continuou a pertencer ao estado de Goiás, e sua nova sede recebeu o nome de Planaltina de Goiás, popularmente conhecida como Brasilinha.

Planaltina hoje tem mais de 180 mil habitantes e vive de suas próprias riquezas. A economia local é baseada no comércio, na agricultura e na pecuária. Além disso, tem diversos parques, rios e cachoeiras.

O nome Planaltina remete ao coração do Planalto Central.

IFB

Se Planaltina é a cidade mais antiga do Distrito Federal, criada, inclusive, antes do que o próprio DF, o IFB Campus Planaltina segue o mesmo caminho. É a unidade mais antiga do IFB, anterior ao próprio Instituto Federal.

O IFB Campus Planaltina integra a cidade aniversariante desde 1959, quando foi criada dentro do Plano de Metas de Juscelino Kubitschek, como a então Escola Agrotécnica de Brasília.

Somente em 2008, com a criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e do Instituto Federal de Brasília, a unidade passa a integrar o IFB.

campus é uma das maiores escolas-agrícolas do Brasil — com área total de 2.300 hectares, equivalente a 104 estádios Mané Garrincha — com ampla estrutura de salas de aula, unidades de produção, laboratórios, biblioteca, refeitório e residência estudantil para receber os estudantes que moram distante.

O IFB Campus Planaltina oferta os cursos técnicos de nível médio Técnico em Agropecuária (nas modalidades integrado e subsequente) e Técnico em Agroindústria e os cursos de graduação Licenciatura em Biologia, Tecnologia em Agroecologia e Bacharelado em Agronomia, além de cursos a distância e de qualificação profissional.

Parabéns, Planaltina, pelos seus 165 anos