Página inicial > Planaltina > Alunos do Campus Planaltina assistem a palestra sobre dependência química

Alunos do Campus Planaltina assistem a palestra sobre dependência química

Criado: Terça, 06 de Novembro de 2012, 16h37 | Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2012, 16h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2407

Nessa segunda-feira, 5 de novembro, alunos do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) assistiram a uma palestra, organizada pela Coordenação-Geral da Assistência Estudantil (CGAE) da unidade, sobre dependência química.

A palestra foi ministrada por Rafael Metsavaht, terapeuta na área de dependência química, coordenador-geral de uma das maiores clínicas de recuperação do Estado de Goiás e ex-usuário de crack. Durante a palestra, Rafael abordou temas sobre causas, efeitos e consequências do uso de substâncias ilícitas, contando assim sua experiência de vida aos alunos.

Para a pedagoga Marcella Metsavaht, da CGAE do campus, a atividade foi bastante proveitosa, já que o tema da palestra é transversal. “Esse tema deve fazer parte do cotidiano da escola como forma de prevenção da saúde, pois hoje a dependência química é considerada uma doença que afeta não somente o corpo, mas também a vida escolar, profissional, social, psicológica, entre outras”, afirma a pedagoga.

Marcela, que é irmã de Rafael, conhece de perto a realidade de ter um usuário na família. Para ela, é extremamente importante ações como essa, já que os estudantes estão em uma idade mais propícia a serem influenciados a fazer uso de drogas.

“Acredito que é melhor prevenir do que resgatar a vida que está perdida, pois o sofrimento, a dor de ver uma pessoa querida morrendo aos poucos é muito grande. A família acaba adoecendo junto. A prevenção pode evitar problemas familiares, pessoais e sociais”, acredita.

Como parte da atividade, também aconteceu uma apresentação teatral organizada pelos estudantes do curso técnico em Agropecuária e do curso superior em Agroecologia, em que foram tratados temas, como drogas, sexualidade e bulimia.