Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Agroecologia é reconhecido pelo MEC com conceito 4
Início do conteúdo da página

Agroecologia é reconhecido pelo MEC com conceito 4

Criado: Quarta, 07 de Novembro de 2012, 13h24 | Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2012, 13h24 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3285

 

 

O primeiro curso do Instituto Federal de Brasília (IFB) a ser avaliado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e logo de cara com o conceito 4. Esse foi o resultado da avaliação que o curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina recebeu dos avaliadores do MEC, em visita realizada no final do mês de outubro.

 

O reconhecimento é uma das três etapas que compõem o processo de regulação dos cursos de graduação pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, projeto pedagógico, entre outros fatores.

 

Ao iniciar um novo curso de graduação, a instituição de ensino deve solicitar ao MEC autorização. Nessa etapa, dois avaliadores do ministério realizam uma visita para avaliar três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.

 

Quando a primeira turma do curso entra na segunda metade do curso, a instituição solicita ao MEC o reconhecimento. Assim, outros dois avaliadores retornam à instituição para verificar se os pontos do projeto inicial estão sendo desempenhados satisfatoriamente.

 

E foi para cumprir essa etapa que, durante os dias 24 e 27 de outubro, os avaliadores do ministério estiveram no Campus Planaltina e atribuíram ao curso o conceito 4 – de um máximo de 5 – que concede ao curso o perfil “muito bom de qualidade”.

 

O curso, que tem duração de seis semestres letivos, recebeu sua primeira turma no ano de 2010. Para a coordenadora do curso, Diane Fiamoncini, conseguir o reconhecimento com esse conceito na avaliação traz satisfação e alegria a toda a comunidade estudantil. “A nota 4 reflete a qualidade que sempre almejamos e sonhamos desde a idealização do curso em 2009”, conta.

 

O curso de Tecnologia em Agroecologia foi o primeiro do IFB a receber os avaliadores para reconhecimento do MEC. Além dele, a instituição oferta outros três cursos de graduação: Licenciatura em Dança e Tecnologia em Gestão Pública, oferecidos pelo Campus Brasília, e Licenciatura em Química, ofertado pelo Campus Gama.

 

 

 

Fim do conteúdo da página