Página inicial > Planaltina > Estudante do Campus Planaltina relata, em palestra, experiência do exterior

Estudante do Campus Planaltina relata, em palestra, experiência do exterior

Criado: Quarta, 28 de Novembro de 2012, 18h55 | Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2012, 18h55 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1531

O estudante do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), Samuth Duarte Alves foi selecionado no programa de Intercâmbio Cultural Ruta Quetzal. Ele e outros 224 estudantes de 54 países conheceram, durante 36 dias, cidades, como Cáli e Bogotá, na Colômbia, e Sevilha, Cádiz, o arquipélago das Ilhas Canárias e Madri, na Espanha, onde o grupo foi recebido pelo Rei Juan Carlos I. E foi para compartilhar essa experiência internacional que, na manhã desta quarta-feira, 28, Samuth se reuniu com outros estudantes da unidade e contou, em uma palestra, um pouco do aprendizado vivido durante a viagem.

O estudante do curso técnico integrado em Agropecuária detalhou os momentos vividos e contou sobre os passeios e as culturas locais, sobre o modo da população se vestir, as músicas e as comidas típicas dos países que visitou. “No início, tive um problema para me adaptar com a alimentação, principalmente o café da manhã da Colômbia, que é completamente diferente do nosso, mas logo me acostumei”, conta o estudante.

O jovem, emocionado, contou que as principais marcas que teve com a viagem foram os laços de amizade conquistada durante o intercâmbio, que perduram até hoje. Samuth também destacou o sentimento de representar a nação. “Quando era necessário me apresentar, eu o fazia com muito orgulho, porque sabia que estava ali representando o meu país, o Brasil. Poder representar a todos nós exigiu muita responsabilidade, mas foi muito bom”, comenta.