IFB e ABDI assinam convênio para impulsionar a Agricultura 4.0
O Instituto Federal de Brasília irá avançar na formação profissional, pesquisa e ações comunitárias na área da agricultura de alta tecnologia (Agricultura 4.0). Estão sendo investidos 3,5 milhões em equipamentos de alta precisão para o Centro de Formação Tecnológica (CFT) do IFB Campus Planaltina (antiga Escola Agrícola de Brasília).
O recurso está sendo viabilizado numa parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o IFB e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). “Esta parceria tem foco que é aumentar a produção de alimentos”, destacou a reitora Veruska Machado, fazendo um histórico da aproximação com a ABDI e reforçando que a meta desta primeira parceria firmada é fortalecer o País a partir da instituição e do território que a circunda, que, no caso do IFB Campus Planaltina abrange comunidades do Distrito Federal e parte de Goiás e Minas Gerais.
A reitora também abriu espaço em sua fala para as estudantes Gabriela Marques e Laura Gisler, lideranças estudantis em grêmio e da União Nacional dos Estudantes (Une), que explicaram a proposição da iniciativa dos movimentos de combate à fome.
O diretor-presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, fez uma visita técnica no IFB Campus Planaltina e reforçou a tranquilidade em apoiar uma instituição com solidez para aplicar o recurso que irá resultar no avanço da agroindústria. “Queremos mais do que aumentar a geração de alimentos a partir da automação; queremos que a agroindústria brasileira avance agregando valor a partir do desenvolvimento e da geração de renda”, comentou.
O Prof. Dirceu Macagnan, um dos servidores que auxiliou na estruturação do projeto da Agricultura 4.0, exemplificou que entre os equipamentos que serão adquiridos a partir do convênio estão um trator com piloto automático guiado por satélite, semeadeira de agricultura de precisão e coletor de mostra de solo georreferenciado que auxiliará no mapeamento específico sobre a necessidade nutricional de cada área, gerando economia no uso de insumos e maior produtividade. Professores e estudantes do IFB serão capacitados.
Esses instrumentos também alcançarão a comunidade em outra parceria que o IFB possui com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.
A parceria tripartite do IFB com a ABDI e a Finatec envolve, além da Agricultura 4.0, uma escola de empreendedorismo que funcionará no IFB Campus Brasília e a retomada em 2025 do ConectaIF, semana dedicada a educação, pesquisa e extensão.
Redes Sociais