IFB Campus Planaltina promove Projeto de Extensão sobre igualdade e direitos raciais na sociedade
O Projeto de Extensão “Mulheres e meninas em ação: fortalecendo direitos raciais, sociais e profissionais com os elementos da Cultura de Paz” foi realizado no dia 19, no CAIC (Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente) Assis Chateaubriand de Planaltina DF, com a ação "Fortalecendo os Direitos Raciais" em memória ao Dia da Consciência Negra. O objetivo foi promover uma reflexão sobre a importância da igualdade e dos direitos raciais na sociedade. O projeto foi subsidiado pelo edital PREX/IFB/13/2024 Meninas e Mulheres na Extensão e teve como proponente a assistente social Ana Cristina Albernaz.
A atividade contou com uma programação diversificada, incluindo palestras dialogadas, oficinas de cartazes e cerâmica, brindes, além de uma cabine fotográfica que foi uma diversão para as crianças e educadores. A iniciativa destacou o potencial do Instituto Federal de Brasília (IFB) na mobilização da comunidade em torno de temáticas transversais, como a promoção dos direitos humanos e a cultura de paz. A ação beneficiou mais de 600 crianças.
A execução do projeto envolveu a participação ativa de diversas pessoas. Entre os bolsistas, destacam-se:
- Fabiana da Silva Santos
- Samara Jesus de Lima
- Neiza de Almeida Silveira
Além das bolsistas, o projeto contou com a colaboração de várias servidoras técnicas dos campi do IFB:
- Ana Maria Soares Freire Pereira Leal (Taguatinga)
- Ana Quezia Cezar Dos Santos (Taguatinga)
- Izabel Tereza da Silva Neta (Planaltina)
A oficina de cerâmica foi conduzida pela professora Lucilene Vitória, com a colaboração da bolsista Samara Jesus de Lima.
A parceria com o CAIC (Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente), formalizado com o diretor do CAIC, Luiz Cláudio Gonçalves, foi fundamental para o sucesso do projeto. O CAIC desempenha um papel crucial em Planaltina, oferecendo um trabalho significativo com crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, além de desenvolver um importante trabalho de inclusão com crianças autistas. Essas crianças também estiveram presentes nas atividades do projeto, enriquecendo a experiência e promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor. Também dessa instituição, com trabalho ativo antes e durante o projeto, a Orientadora Educacional Paula Fabiana Salomão, que na execução contou também com todo apoio da pedagoga Márcia Tymonuik. Esses profissionais contribuíram com suas experiências e conhecimentos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor para as participantes do projeto.
A participação dos egressos motivou muito as crianças. Durante o evento, Amanda Bastos compartilhou sua história de superação, abordando os desafios enfrentados na infância. Sua trajetória inspirou as crianças presentes, ressaltando a importância da educação e da identidade negra. Da mesma forma, Gilberto Arruda, que recentemente se formou em Medicina na Universidade de Brasília (UnB), também apresentou sua trajetória, destacando como a educação foi fundamental para alcançar seus objetivos. Ambos reforçaram para as crianças a relevância da educação como ferramenta de transformação social e empoderamento.
Redes Sociais