Abertas inscrições no curso a distância “Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos”
O IFB Campus Planaltina, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está com as inscrições abertas para a 3ª turma da formação em Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos. O curso faz parte do projeto de pesquisa (Sucupira): Formação e/em Práticas com Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais para Professores que Ensinam Matemática.
Os interessados deverão preencher um formulário on-line. Após o envio, os candidatos receberão um e-mail com a confirmação da solicitação de inscrição no prazo máximo de 24 horas.
O curso é gratuito e a distância, via plataforma nead.ifb.edu.br.
Estão sendo ofertadas 20 vagas no total, sendo 10 para professores da Educação Básica que ensinam Matemática e outras 10 para estudantes de licenciatura em Matemática.
A formação terá carga horária total de 56 horas, com encontros síncronos às segundas e quartas, das 14h às 16h.
Mais informações, acesse aqui. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Conteúdo Programático
Reflexões Teórico-Práticas 1 – A criatividade em um primeiro olhar
- Introduzindo a importância e o impacto da criatividade.
- Wallas e o Pensamento Criativo.
- Guilford e os Pensamentos Convergente e Divergente.
- Fluência, Flexibilidade, Originalidade e Elaboração.
- Torrance, o pai da Pesquisa em Criatividade.
- Novaes e a Psicologia da criatividade.
Reflexões Teórico-Práticas 2 – A criatividade através dos problemas abertos
- O “somatório de Gauss”.
- Alencar, Criatividade e Ensino.
- Escolas criativas.
Reflexões Teórico-Práticas 3 – A Criatividade em Matemática
- Conceitos de Criatividade em Matemática.
- A fórmula de Ofili.
- Pesquisas em Criatividade em Matemática.
- O Modelo dos Quatro C de Kaufman e Beghetto.
Reflexões Teórico-Práticas 4 – A Criatividade Docente
- O ensinar criativamente e o ensinar para a criatividade.
- Avaliação e Criatividade em Matemática.
- A Criatividade Docente.
- Reflexões teórico-práticas autônomas
- Práticas em criatividade em matemática.
Redes Sociais