Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Planaltina > Abertas inscrições no curso a distância “Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos”
Início do conteúdo da página

Abertas inscrições no curso a distância “Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos”

Criado: Quarta, 26 de Março de 2025, 08h54 | Publicado: Quarta, 26 de Março de 2025, 08h54 | Última atualização em Quarta, 26 de Março de 2025, 08h54 | Acessos: 487

O IFB Campus Planaltina, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), está com as inscrições abertas para a 3ª turma da formação em Criatividade em Matemática através de Problemas Abertos. O curso faz parte do projeto de pesquisa (Sucupira): Formação e/em Práticas com Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais para Professores que Ensinam Matemática.

Os interessados deverão preencher um formulário on-line. Após o envio, os candidatos receberão um e-mail com a confirmação da solicitação de inscrição no prazo máximo de 24 horas.

O curso é gratuito e a distância, via plataforma nead.ifb.edu.br.

Estão sendo ofertadas 20 vagas no total, sendo 10 para professores da Educação Básica que ensinam Matemática e outras 10 para estudantes de licenciatura em Matemática.

A formação terá carga horária total de 56 horas, com encontros síncronos às segundas e quartas, das 14h às 16h.

Mais informações, acesse aqui. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Conteúdo Programático

Reflexões Teórico-Práticas 1 – A criatividade em um primeiro olhar

  • Introduzindo a importância e o impacto da criatividade.
  • Wallas e o Pensamento Criativo.
  • Guilford e os Pensamentos Convergente e Divergente.
  • Fluência, Flexibilidade, Originalidade e Elaboração.
  • Torrance, o pai da Pesquisa em Criatividade.
  • Novaes e a Psicologia da criatividade.

Reflexões Teórico-Práticas 2 – A criatividade através dos problemas abertos

  • O “somatório de Gauss”.
  • Alencar, Criatividade e Ensino.
  • Escolas criativas.

Reflexões Teórico-Práticas 3 – A Criatividade em Matemática

  • Conceitos de Criatividade em Matemática.
  • A fórmula de Ofili.
  • Pesquisas em Criatividade em Matemática.
  • O Modelo dos Quatro C de Kaufman e Beghetto.

Reflexões Teórico-Práticas 4 – A Criatividade Docente

  • O ensinar criativamente e o ensinar para a criatividade.
  • Avaliação e Criatividade em Matemática.
  • A Criatividade Docente.
  • Reflexões teórico-práticas autônomas
  • Práticas em criatividade em matemática.
Fim do conteúdo da página