Página inicial > Planaltina > Abertura da I Etapa do XV Campeonato Brasileiro de Orientação

Abertura da I Etapa do XV Campeonato Brasileiro de Orientação

Criado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 15h16 | Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2013, 15h16 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1716

Na última sexta-feira, ocorreu a Abertura da I Etapa do XV Campeonato Brasileiro de Orientação, realizada de 19 a 21 de abril, no Campus Planaltina. O campeonato, que acontece uma vez por ano, em 3 etapas, tem 3 dias de duração, com provas divididas entre categorias que variam conforme a idade e a técnica. A segunda e a terceira etapas do campeonato acontecerão, respectivamente, em Manaus, no mês de junho, e em Porto Alegre, no mês de novembro.

Abertura terminou com Hino Nacional e deu inicio para as provas da competição

A corrida de orientação funciona da seguinte maneira: o atleta corre com uma bússola e mapa durante um percurso, com o objetivo de terminar a corrida em menor tempo, passando por pontos de marcação. O esporte tem como característica cultivar no participante as melhores escolhas em menos tempo, em um terreno desconhecido. Conta com a exigência de habilidades de orientação, como: leitura do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, além da habilidade de saber tomar decisões rápidas e correr em terreno natural, entre outras. Os percursos variam entre 3 e 10 quilômetros.

A Abertura contou com a apresentação de representantes de cada equipe, oportunidade em que os países Venezuela e Colômbia foram parabenizados pela participação de seus representantes. O término foi marcado pelo hino nacional e início da primeira prova de revezamento.

A equipe venezuelana tem como treinador João Manuel Franco, brasileiro, que começou os treinamentos em janeiro deste ano. Este é o primeiro grande campeonato da equipe.

Victor Hugo Monroy, professor de Educação Física, com 10 anos de treinamento, é da Colômbia. Afirmou ter fé de que o time representará o país, chegando entre os 10 primeiros colocados. Conta que o esporte melhorou seu contato com a natureza e a retomada de atividades físicas.

Roberto Cunha participa do clube de orientação (CoVoP), treina desde 2005 e, para essa prova, desde janeiro. Acredita que o esporte é bom para os jovens, pois desenvolve as habilidades de tomar melhores decisões e fazer escolhas. “Além de trabalhar a parte física, trabalha o componente mental e não é excludente”, explica. Espera ter resultados e a satisfação de concluir o percurso.

Totalizaram 668 atletas inscritos, contando com equipes da Venezuela e da Colômbia