Articulação Brasileira de Agroecologia debate parcerias e novos projetos
Nessa quarta-feira, 24 de abril, o comitê “Articulação Brasileira de Agroecologia” chegou ao seu 3° encontro bimestral. Nomeada com o intuito de integrar pessoas e instituições que atuam na área da Agroecologia em Brasília e no entorno, a equipe é formada pela Embrapa, EMATER, UnB, Escola da Natureza, professores e estudantes, tanto da Universidade de Brasília como do Instituto Federal de Brasília.
O encontro, que busca executar uma troca de experiências entre os representantes e instituições, almeja formar parcerias entre esses órgãos e entidades, com a finalidade de melhorar a qualidade de ensino. Na reunião foram debatidos diversos temas, inclusive a possibilidade de parceria entre o IFB e a Embrapa, empresa que pode ofertar, além de contrato de estágio já existente, cursos de especialização para docentes e discentes e a disponibilidade dos laboratórios para pesquisas.
Vânia Pimentel, coordenadora do curso de Agroecologia, ressalta os benefícios dessa troca de experiências. “Essa troca de experiências vai nos trazendo para a realidade prática no campo dos nossos estudos, e essas parcerias ampliam de forma significativa o nosso saber. Como instituição temos o compromisso com um ensino de qualidade e com a melhoria do curso.”
Carmem, que participa da reunião e é pesquisadora em Ecologia de Insetos e Controle de Pragas da Embrapa, também fala como vê esse tipo de parceria para o IFB. “Não se faz nada só, principalmente em Agroecologia, e essas parcerias são interessantes porque, podendo ofertar estágios, podem mostrar a realidade para nossos futuros agricultores.”
Ainda foram debatidos outros temas, como a Revista Regional, que pode ou não sair agora por ser um projeto recente. Durante o ano de 2013 ocorrerão muitos Seminário de Agroecologia, tanto nacionais como internacionais, e o próximo programado será em julho, em Recife. Vale lembrar que todos os seminários contarão com apresentações dos alunos do curso.
Redes Sociais