Página inicial > Planaltina > Alunas de Agroecologia viajam em agosto pelo Ciências sem Fronteiras

Alunas de Agroecologia viajam em agosto pelo Ciências sem Fronteiras

Criado: Quarta, 31 de Julho de 2013, 18h11 | Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2013, 18h11 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2389

Estudantes do Campus Planaltina, selecionadas pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF), reuniram-se nesta terça-feira, 30, com o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani. Suely Souza da Silva e Kamyla Oliveira Monteiro, alunas do curso de Tecnologia em Agroecologia, viajarão em agosto para estudar como bolsistas em universidades no exterior.

Os destinos das estudantes são bem diferentes. Suely está com viagem marcada para 26 de agosto. A estudante vai para o Arizona, nos Estados Unidos. A previsão é que o intercâmbio dure um ano e meio. A estudante ficará na cidade de Tucson e conta que estudará inglês por um semestre antes de começar as disciplinas técnicas.

Kamyla Oliveira carimbou seu passaporte para a Itália; ela estudará em Bologna. A aluna já está fazendo um curso de italiano pela Capes, mas terá a oportunidade de aprimorar o idioma com aulas na universidade, por um período breve: um mês. Ela conta que a Itália é o maior produtor de orgânicos da Europa e pretende trazer essa experiência para o Brasil.

Conciani aconselhou as estudantes a pesquisarem tecnologias agrícolas que permitam um sistema de cultivo em escala, mas que seja ecológico e socialmente adequado. O reitor também alertou as alunas sobre organização financeira. “Sabemos que uma das maiores dificuldades enfrentadas por alunos que vão estudar no exterior é a adaptação com a moeda”, destacou.

As estudantes contam que pretendem fazer um blog para compartilhar as experiências sobre o programa. Para elas, além de  poder mostrar detalhes da vida universitária de estudantes brasileiros no exterior, a ferramenta poderá ser um canal de dicas para os estudantes interessados em participar do CsF. “A gente se informa muito pelos fóruns de internet e pelas páginas do Facebook”, conta Kamyla, referindo-se às dúvidas sobre alojamento, transporte e adaptação.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado, e o diretor do Campus Planaltina, Walter Antônio Rodrigues, também participaram da conversa. Além das duas estudantes, Camila Pâmela Xisto, estudante do 6° semestre do curso de Agroecologia, também viaja em intercâmbio para a França neste semestre.