Página inicial > Planaltina > Estudante de Agroecologia realiza oficina de lenha ecológica no IFMA

Estudante de Agroecologia realiza oficina de lenha ecológica no IFMA

Criado: Terça, 20 de Agosto de 2013, 18h41 | Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2013, 18h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2277

Os alunos do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), Campus Codó,  puderam conhecer, na semana passada, o projeto de lenha ecológica com o estudante do curso de Agroecologia do Campus Planaltina, Elsio Moriani. Elsio participou da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife, e foi convidado a expor o trabalho com a lenha ecológica na VI Mostra de Produção Científica (MOICIEN). O evento foi realizado entre 13 e 16 de agosto, na cidade maranhense.

A semana trouxe como tema principal das atividades a pesquisa e inovação para a sustentabilidade da água, temática alinhada ao Ano Internacional da Cooperação pela Água (2013), da Organização das Nações Unidas.

Durante a mostra, Elsio ministrou a oficina de produção de lenha ecológica a alunos dos cursos de Agronomia, Ciências Agrárias e Técnico Ambiental do IFMA. Elsio conta que, além de serragem, serrapilha e bagaço de cana, pode ser utilizado como insumo para a confecção da lenha o resíduo de coco. “O bioma da região de Codó é uma transição de cerrado e mata de coqueiro.  Eles são grandes produtores de produtos do babaçu”, esclarece.  O MOICIEN é pensado para mostrar a produção científica voltada para a realidade local.

Lenha ecológica – Trata-se de uma fonte bioenergética concentrada que substitui a lenha convencional, o gás, a energia elétrica, o carvão vegetal e mineral, além de outros combustíveis tradicionais. A lenha é confeccionada por meio de compactação de resíduos vegetais em uma prensa mecânica.

A lenha ecológica tem como vantagens o reaproveitamento de insumos que seriam descartados, a diminuição de desmatamentos, além de fornecer alto rendimento energético a baixo custo. Elsio também destaca os benefícios aos pequenos agricultores, que podem deixar de caminhar longas distâncias para buscar ou extrair madeira do meio ambiente.

Elsio e Roberto da Silva, também estudante de Agroecologia, foram contemplados pelo PIBIC com o projeto “Implementação e Avaliação da Produção de Lenha Ecológica por Prensa Manual em duas Comunidades Rurais do Distrito Federal”, que implementa a produção da lenha ecológica a partir da cana-de-açúcar e do capim-elefante. O trabalho é realizado sob a coordenação da professora do Campus Planaltina e pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Brasília, Luciana Massukado.