Página inicial > Planaltina > IFB comemora a Semana do Cerrado

IFB comemora a Semana do Cerrado

Criado: Quarta, 11 de Setembro de 2013, 17h05 | Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2013, 17h05 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 09h46 | Acessos: 1740

No dia 11 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Cerrado.  Para lembrar a data, o Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasilia está realizando  a "Semana do Cerrado: Cultura, Vida e Preservação", que acontece de 11 a 13 deste mês, no auditório da unidade.

A abertura do evento contou com a presença do reitor do IFB, Wilson Conciani, que falou da importância de cuidarmos do nosso cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul.

"A comemoração do dia do cerrado serve para refletirmos sobre o que a gente faz para explorar a terra, e sem perder a diversidade do cerrado. Não encontramos manada de capivara e veados no cerrado; nós vemos dois ou três animais, ou seja, a diversidade é grande,  mas a quantidade é pequena. Precisamos ser muito cautelosos no uso desse recurso para que não se perca essa diversidade", explica  Conciani.

O Cerrado abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além do Amapá, Roraima e Amazonas.

"Nesse espaço territorial encontram-se as nascentes de três grandes bacias hidrográficas da América do Sul – Araguaia/Tocantins, São Francisco e Prata – além de importante área de recarga de aquíferos, o que caracteriza o Bioma como berço das águas  do Brasil", explica a professora do IFB Paula Petracco.

A professora Vânia  Pimentel, Coordenadora do Curso de Tecnologia em Agroecologia do IFB, falou das intenções de trazer assuntos para a semana.

"Grande parte do Cerrado já foi destruído e usado de  forma incorreta por conta do monocultivo,  do uso de agrotóxico altíssimo e  da desterritorialização dos povos que moram nessas localidades. E a nossa intenção é trazer esses temas para discutirmos aqui na semana do cerrado", explicou.

O evento teve início com a apresentação do grupo de teatro "Consciência em Arte", que trouxe o tema "A invasão do Agronegócio". Logo depois teve a roda de prosa com o tema "Juventude rural e ameaças à biodiversidade do cerrado",  com Luiz Antônio Pasquetti, da UnB, Anna Izabel Costa Barbosa,  da Secretaria de Estado de Educação (SEDF),  e Mônica Nogueira – UnB.

O evento é aberto para a comunidade em geral, mas tem como público-alvo alunos e servidores da unidade. Os interessados ainda podem se inscrever, presencialmente, na recepção do Campus Planaltina.