Página inicial > Planaltina > IFB celebra I Semana de Literatura

IFB celebra I Semana de Literatura

Criado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 18h13 | Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2013, 18h13 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1978

O Campus Planaltina realiza a I Semana da Literatura na Biblioteca Vinicius de Moraes. A abertura do evento foi realizada nesta manhã, 7 de outubro, e as atividades seguem até a próxima sexta-feira (11). Quem está organizando é Lara Botelho, responsável pela biblioteca, em parceria com o professor Domingos da Silva, coordenador  de residência.

Lara Botelho explica que a  Semana da Literatura visa  promover a biblioteca como espaço cultural de incentivo à leitura, por meio de empréstimo de livros de literatura do acervo da biblioteca e do acervo do professor Domingos.

O evento tem como objetivo resgatar o gosto pela leitura, possibilitar o acesso a títulos de literatura brasileira e estrangeira pertencentes ao acervo da Biblioteca Vinicius de Moraes,  permitir o acesso a títulos de literatura do acervo  pessoal de professores, proporcionar um espaço para descontração e leitura, reforçar e aprimorar a imagem da biblioteca e seus serviços e associar a vida acadêmica ao aumento da frequência da biblioteca.

O evento está acontecendo na sala de estudo individual da biblioteca. "A sala foi  previamente organizada com mobiliário e cartazes com frases com incentivo à leitura, para recebimento dos alunos", explicou Botelho. Os alunos poderão pegar uma obra e ter o prazo de 15 dias, com possibilidade de até três renovações pelo mesmo período. Os estudantes também receberão um certificado de participação do evento.

"Esta semana de literatura é importante  porque no meu ensino médio eu não tinha muito acesso aos livros da biblioteca, e aqui no Instituto a biblioteca é rica em  livros de literatura. Eu gosto muito de ler e às vezes eu vou numa livraria e não tenho condições de comprar um livro, e aqui na biblioteca eu pego emprestado. O livro que mais me chamou a atenção foi o do Paulo Coelho", disse Diego Fonseca, aluno de Agroecologia.

"Acredito que, quando retiramos do acervo e destacamos a Literatura em um espaço separado, promovemos o conhecimento de diferenciados tipos de Literatura, pois a dividimos em contos, poesias e poemas, biografia, clássicos, contemporâneos, romances e estrangeira, e assim estimulamos o gosto pela leitura, pois muitas vezes nossos alunos não se identificam com os livros literários por terem sido apresentados à Literatura de leitura complexa sem estarem devidamente preparados para isso", finaliza Lara Botelho.