Página inicial > Planaltina > Estudantes do Campus Planaltina destacam-se na maratona “Desarrollando América Latina”

Criado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 16h07 | Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2013, 16h07 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 09h29 | Acessos: 1802

Estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram, no último final de semana, da primeira etapa da fase nacional do “Desarrollando América Latina” (DAL 2013), no Carlton Hotel, em Brasília. O objetivo do DAL é o desenvolvimento de aplicações inovadoras e de alto impacto social. Trata-se de uma maratona competitiva em que as equipes buscam desenvolver soluções que atendam a um fim específico. Os alunos do 5º semestre Tereza Ferreira e José Carlos de Couto, além de Joelma Paiva, recém-formada, formaram uma equipe, apresentaram uma proposta de trabalho, cujo objetivo era melhorar o acesso pelos jovens à página do Enem. Dentre 32 equipes participantes, o trio ficou em segundo lugar e agora busca apoio para a próxima etapa do “Pivota Brasil”, a fase nacional.

José Carlos de Couto, Joelma Paiva e Tereza Ferreira, estudantes de Agroecologia do Campus PlanaltinaTereza Ferreira explicou que a ideia era desenvolver um projeto que integrasse o aluno do campo, que não dispõe das mesmas oportunidades de acesso à educação que o estudante da cidade. Com a apresentação intitulada “É nóis Enem”, a equipe propôs um site que se adaptasse melhor à linguagem do jovem e permitisse uma interação por meio de chats, sistema de monitoria, compartilhamento de trabalhos, simulados, videoaulas e integração com as redes sociais. “Pensamos numa página que tenha conteúdo que leve os estudantes a interagir naquele ambiente, e não apenas acessar para fazer inscrição da prova”, destacou Joelma.

Dentre os resultados da proposta, Tereza destacou o incremento do acesso à página do Enem aliado a uma ação de inclusão social pela ampliação de troca de conhecimentos sobre as disciplinas cobradas na avaliação. “Atualmente existem cerca de 7 milhões de jovens inscritos no Enem, mas existem muitos outros que gostariam de participar da avaliação e acham que não têm nem chances”, frisou.

Apoio – Para participar da próxima fase da competição, os estudantes deverão desenvolver, até o dia 26 de outubro, um protótipo da página. Para isso a equipe busca um desenvolvedor que execute a programação do site, além de um webdesigner. Veja a proposta de trabalho apresentada pelo grupo clicando aqui.

A etapa final do DAL 2013 será realizada no Chile, onde, durante 3 meses, os trabalhos selecionados em toda a América Latina participarão do programa de aceleração da SocialLab – uma plataforma de empreendimentos. Veja mais informações sobre a maratona pela página do projeto. Neste ano, o DAL conta com o apoio direto de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1.