Página inicial > Planaltina > Praticantes da Equoterapia participam do Projeto Zoo Noturno

Praticantes da Equoterapia participam do Projeto Zoo Noturno

Criado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 17h24 | Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 17h24 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 09h24 | Acessos: 4088

A turma de Equoterapia do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) participou, na última sexta-feira, 18, de um passeio noturno no Zoológico de Brasília.

O passeio foi realizado para pessoas com necessidades específicas e faz parte de uma parceria entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF, o Zoológico de Brasília e o Exército Brasileiro (EB), que juntos reforçaram o compromisso institucional com a inclusão social.

Cristiano Pereira de Castro participou do passeio. Ele tem 26 anos, cursa eletromecânica e, às quintas-feiras, faz equoterapia no Campus Planaltina. “Achei muito interessante porque você conhece o habitat dos animais noturnos. Já conhecia o Zoológico durante o dia, mas vir à noite é completamente diferente”. E completou. “Eu quero seguir uma carreira profissional para mostrar aos outros que a deficiência não tem barreiras. Eu posso fazer o que eu quiser”.

Durante a visita, os alunos puderam ter uma noção das características físicas dos animais por meio do toque, do cheiro e do som destes. Além dos animais empalhados, os visitantes tiveram contato e tocaram também em tartarugas. Acompanhados por monitores, biólogos e veterinários, os alunos aproveitaram ainda para tirar dúvidas durante a trilha percorrida.

A professora Ana Carla de Menezes considerou o passeio excelente. “Para os nossos alunos o passeio foi o máximo. Eles vinham há semanas comentando sobre isso. Temos de parabenizar e dizer para cada vez mais sermos lembrados e incluídos dentro do que é possível para as outras pessoas e também para aqueles com deficiência. Não podemos dizer que todos são iguais mas, dentro das suas limitações, podemos nos reorganizar de maneira que eles tenham a mesma possibilidade de acesso”.

O coordenador da Equoterapia, Luciano Cedraz de Oliveira, também é membro da comissão da Ordem dos Advogados do Brasil. “A OAB já tinha em mente a realização do projeto e cheguei para contribuir e dar um impulso com as crianças. A gente percebe que a pessoa com deficiência encontra muitas barreiras para participar de um evento como esse. Geralmente, o passeio está incluído nas atividades da escola regular, mas não tem uma assistência bacana como a presença de familiares, com solidariedade, ajuda e companheirismo. Isso é muito importante para o desenvolvimento deles”, disse.

Quem quiser participar dos passeios do ZOO pode obter mais informações pelo número (61) 3445 7013. Os passeios ocorrem em meses não chuvosos, às terças e quintas-feiras.

Com informações da Assessoria de Comunicação da OAB/DF - Reportagem – Tatielly Diniz. Fotos: Valter Zica