Página inicial > Planaltina > Turma destaque no esporte e no ENEM é homenageada em Planaltina

Turma destaque no esporte e no ENEM é homenageada em Planaltina

Criado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 13h22 | Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2013, 13h22 | Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2014, 09h12 | Acessos: 1322

Reunir antigos colegas e conversar sobre a vida. Essa prazerosa tarefa foi realizada, na manhã desta quinta-feira, 12, no miniauditório do Campus Planaltina, por seis alunos da turma do técnico integrado em Agropecuária, que concluiu o curso em 2012.

Os estudantes reuniram-se para representar a turma, em uma homenagem recebida pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), em função do bom desempenho no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na edição do ano passado. O Campus Planaltina ficou com a 7.ª melhor média entre as escolas públicas de todo o Distrito Federal.

“O ENEM não é um exame para medir quem é o melhor e sim para diagnosticar a qualidade da educação. Nesse sentido, temos um diagnóstico muito interessante, pois temos avançado no sentido de garantir a melhoria da construção do conhecimento”, afirma o reitor do IFB, Wilson Conciani, que parabenizou os alunos pelo desempenho.

Margarida Meneses foi uma das representantes que receberam a homenagem. A estudante foi residente durante os três anos que estudou no Campus Planaltina e hoje, aos 18 anos, está cursando Física na Universidade de Brasília (UnB).

A universitária conta que ficou muito feliz com o resultado atingido no ENEM e aponta os professores como os principais responsáveis pelo bom desempenho. “O grande diferencial que encontrei aqui no IFB foi a preocupação dos professores com a gente, não só com a vida dentro da sala de aula, mas também a vida fora”, explica a estudante.

Rafael Correia utilizou a nota obtida no ENEM e conseguiu entrar em uma faculdade particular, com bolsa de 100%, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Ele faz Gestão de RH na Uniplan e aproveitou o momento para matar a saudade dos antigos colegas de curso.

“O que contribuiu mesmo pra gente ter esse êxito foi o companheirismo da nossa turma, pois trabalhamos juntos e praticamente 95% da turma formou no tempo certo: começamos e terminamos juntos”, conta o estudante, que também foi residente durante os três anos de curso. Rafael também aproveitou para encontrar os ex-professores. “Tenho certeza que eu, em qualquer lugar que vá, não vou encontrar essa mesma relação aluno x professor que encontrei aqui”, finaliza.

Esporte

Na cerimônia, que foi bastante informal e contou com a presença do reitor do IFB, Wilson Conciani, do diretor-geral do Campus Planaltina, Walter Rodrigues, pró-reitores e professores da unidade, os alunos Kayque Rangel e Josemar de Oliveira também foram homenageados.

A dupla, que joga vôlei de areia, conquistou a primeira colocação na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais e foi a 3.ª colocada na etapa nacional, que aconteceu em Foz do Iguaçu, no mês passado.

“O resultado esportivo é muito interessante, porque ele está mostrando a integração da educação, pois não fazemos esporte para competição, mas sim para integrar com o processo educacional. E como consequência, conseguimos bom desempenho em duas modalidades esportivas, e a vinda dessa medalha mostra que estamos conseguindo sucesso nessa integração”, finaliza Conciani.