Página inicial > Planaltina > Campus Planaltina marca presença na AgroBrasília

Campus Planaltina marca presença na AgroBrasília

Criado: Quinta, 15 de Mai de 2014, 10h03 | Publicado: Quinta, 15 de Mai de 2014, 10h03 | Última atualização em Quinta, 15 de Mai de 2014, 10h06 | Acessos: 2576

A 7.ª edição da AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados – reúne, mais uma vez, milhares de visitantes em buscam de novidades do setor agropecuário. O Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) está presente pelo sexto ano consecutivo na maior feira de tecnologia e negócios agropecuários do cerrado brasileiro.

Estudantes e servidores do campus estão representando o IFB em dois estandes, um de 100m² e outro de 36m². Nos espaços, até o próximo sábado 17 de maio, estarão sendo realizadas oficinas, análises e exposições de produtos desenvolvidos no campus.

O diretor-geral da unidade, Walter Rodrigues, vê, na feira, uma oportunidade a mais de aprendizagem para os estudantes. “Este é um momento para que alunos façam uma avaliação daquilo que aprendem na escola ao observarem as tecnologias expostas aqui na feira”, espera o diretor.

Guias

A participação do campus na AgroBrasília vai além da exposição no estande. Devido a uma parceira da unidade com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), alunos do IFB estão atuando como guias em um espaço da feira destinado a Agricultura Familiar.

“Os estudantes ficam nos espaços técnicos e recebem orientação de um profissional quanto ao conteúdo e linha de tecnologia existente no local, para que ele possa repassar esse conhecimento ao público que chegar no espaço”, explica Deijane Araújo, pedagoga da EMATER, responsável pela organização dos alunos.

No total são 62 estudantes que, diariamente, atuam neste espaço de feira. Os alunos se revezam entre as funções e enquanto alguns ficam nos espaços, outros guiam os visitantes e um terceiro grupo faz a avaliação da visita.

“Para evitar que um aluno aprenda demais, e outro de menos, ou que um aproveite mais as oportunidades que o outro, fizemos um rodízio de funções. Hoje alguns ficam nos espaços, alguns foram guias, outros fizeram a avaliação, e assim, cada dia muda. A intenção é de apresentar e ensinar diferentes áreas”, explica Deijane.

O estudante do 3.º ano do Curso Técnico Integrado em Agropecuária Diego Bernardes dos Santos conta que é a primeira vez que atua como guia e está aprovando a experiência.

“Ter esse contato direto com o produtor é muito importante, porque assim temos uma noção do que vamos encarar no futuro, pois nosso trabalho será basicamente manter diálogo e argumentação com eles”, espera Diego.

A feira segue até o próximo sábado, dia 17 de maio. Fique por dentro da programação que acontece no estande do IFB.

Veja mais fotos da AgroBrasília no perfil do IFB no Facebook.