Página inicial > Planaltina > IV Encontro Agroflorestal apresenta resultados de agroflorestamento de Três Conquistas

Criado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 17h28 | Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2014, 17h28 | Última atualização em Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 11h59 | Acessos: 1968

No ano considerado pela Organização das Nações Unidas como o ano da Agricultura Familiar, o Projeto Agrofloresta realiza o IV Encontro Agroflorestal, com apresentação dos resultados do projeto com 30 famílias e demonstração dos projetos de pesquisa dos estagiários do Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB). A atividade ocorre no Núcleo Rural Três Conquistas que realiza projeto de agroflorestamento desde outubro do ano passado e já colhe resultados, geração de renda e uma nova cultura de campo com sustentabilidade.

Crédito: Divulgação Proj. Agrofloresta
O grupo de estudantes de Agroecologia do IFB, que tem atuado desde o início da implantação do Projeto Agrofloresta, na área rural do Paranoá, colaboraram para implantação de Sistemas Agroflorestais para 30 famílias que já colhem frutos da implantação do processo para alimentação e algum excedente para distribuição e venda. Foi uma das alunas do IFB, Maria Conceição Oliveira, que ajudou a elaborar o projeto de Agroflorestamento com as famílias do Três Conquistas, e obtiveram apoio da Secretaria de Agricultura do DF e patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental para execução.

A gestora do Projeto, Kelly Martins, avalia que o resultado positivo com as 30 famílias envolvidas e quatro escolas onde tem sido realizadas as ações de formação para agroflorestamento são resultado dessa nova visão de sustentabilidade. Apesar disso, segundo Kelly, que foi moradora do assentamento, o engajamento dos estagiários do IFB, em parte moradores da região, é o maior avanço para o processo. "Engajar os próprios moradores e jovens, fortalece a agricultura familiar direto pelas próprias famílias", afirmou Kelly.

O evento de lançamento terá apresentação dos trabalhos de monografia e resultados do projeto com a presença do Secretário de Agricultura do DF, e ao final haverá uma comemoração com comida típica de festa junina, cada família e convidado levará um prato de sua colheita. Haverá também contações de histórias e experiências de cada um, fogueira com um bom forró tradicional ao som da sanfona, tudo para fortalecer a identidade cultural do homem do campo.

IV Encontro Agroflorestal
Sábado, 14/06, a partir das 16h
Núcleo Rural Três Conquistas, DF 130, Km 21, Paranoá (DF)
Localização: Clique aqui.