Página inicial > Planaltina > Valeu, IFB! - Curso Técnico Integrado em Agropecuária

Valeu, IFB! - Curso Técnico Integrado em Agropecuária

Criado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 21h01 | Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 21h01 | Última atualização em Sexta, 31 de Outubro de 2014, 21h07 | Acessos: 2922

“O IFB aumentou minha capacidade de enxergar o mundo e propor soluções”

“Para aqueles que almejam estudar no IFB gostaria de dizer que fazem uma ótima escolha. O IFB foi uma Instituição que marcou a minha vida de uma forma positiva. Foi um local onde ampliei meu conhecimentos, fiz amizades, conheci novos lugares, desfrutei de uma infinidade de bons momentos.”, esse é o recado do ex-aluno do curso integrado de agropecuária do IFB e futuro agrônomo pela UnB, Samuth Duarte Alves.

O Jovem Formosense compartilha a sua trajetória no Valeu, IFB de hoje. Graduando em agronomia pela Universidade de Brasília (UnB), ele chegou ao Instituto Federal de Brasília aos 14 anos de idade. No Campus Planaltina, foi residente durante os três anos em que cursou o ensino médio integrado ao curso de agropecuária.

Hoje, ao 19 anos de idade, Samuth carrega boas lembranças do tempo em que estudou no IFB, entre elas, um intercâmbio que o instituto o proporcionou, onde ele pôde conhecer uma nova cultura e fazer amizades que estão espalhadas pelo mundo.

Confira abaixo a entrevista com Samuth.

Como você chegou ao IFB?

Cheguei ao IFB por meio de Informações que recebi na Escola Agrícola de Formosa. Realizei o colegial nessa Instituição, onde estudei disciplinas como práticas agrícolas, zootecnia e práticas comerciais. Por influência de professores, conhecei o Campus Planaltina do IFB.

O que você achou do curso técnico integrado?

O curso técnico integrado em agropecuária me proporcionou grandes aprendizados e experiências, que sem dúvida poderei aplicar não só na carreira acadêmica e profissional, mas também em minha vida. Acredito que realizar o curso de forma integrada foi uma forma de consolidar conhecimentos vistos em sala de aula, por exemplo os conhecimentos vistos em química, biologia e física que foram muitas vezes aplicados em disciplinas técnicas.

Algo interessante que o IFB te proporcionou e que lembre com carinho e queira compartilhar?

Dentre as diversas experiências que o IFB me proporcionou, gostaria de citar a Ruta Quetzal. A Ruta Quetzal é um projeto de intercâmbio cultural realizado há 35 anos pelo governo espanhol, sob direção do jornalista e aventureiro Miguel de la Quadra-Salcedo. Por meio desse projeto tive a oportunidade de conhecer dois diferentes países, Colômbia e Espanha, em diferentes aspectos, culturais, históricos e ambientais. Fiz muitos amigos, espalhados por todo o mundo. Sem dúvida esse projeto me proporcionou experiências únicas que levarei por toda a vida.

O que mudou na sua vida após o IFB?

O IFB acredito que foi de fundamental importância para meu amadurecimento, já que cheguei jovem a instituição, mais precisamente aos 14 anos. Fui residente, portanto passava mais tempo na escola do que com minha família, de forma que aprendi lições que considero importantíssimas como, a convivência e mutualidade com as pessoas, ir em busca das coisas as quais se almeja e dar valor a coisas simples.

O curso tem alguma influência em suas atividades hoje em dia?

Atualmente curso agronomia na Universidade de Brasília (UnB), e sem dúvidas considero o curso técnico integrado em agropecuária um inspirador e alicerce para o curso que faço. Acredito que Deus me proporcionou a oportunidade de passar por degraus, e um deles que foi grande norteador e que me auxiliou a definir a carreira que gostaria de seguir foi o curso que fiz no IFB.

Você indicaria o IFB para outras pessoas?

O IFB é uma Instituição que proporciona ao aluno uma forma diferenciada de aprendizado, pois além do aluno aprender os conhecimentos em sala de aula, o aluno pode ver a aplicabilidade de cada conhecimento em disciplinas técnicas. Acredito que a capacidade do estudante enxergar o mundo a sua volta e propor soluções é ampliada, por esses motivos indico o IFB a outras pessoas.

Qual a mensagem quem você deixa para as pessoa que pensam em estudar no IFB?

Para aqueles que almejam estudar no IFB gostaria de dizer que fazem uma ótima escolha. O IFB foi uma Instituição que marcou a minha vida de uma forma positiva. Foi um local onde ampliei meu conhecimentos, fiz amizades, conheci novos lugares, desfrutei de uma infinidade de bons momentos. Valeu a pena cada momento, houveram momentos bons, mas também momentos difíceis, como aqueles onde me encontrava com dezenas de provas e trabalhos para uma mesma semana (risos), mas creio que cada uma dessas situações serviram para moldar meu caráter. Torço para que cada um de vocês que sonham estudar no IFB pleiteiem uma vaga, e que Deus abençoe cada fase de suas vidas.

Para concluir, gostaria de deixar um versículo bíblico para reflexão:

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)