Página inicial > Planaltina > Encerramento da IV Semana de Produção Científica é marcado com premiação e anúncio do próximo local do evento

Criado: Sexta, 14 de Novembro de 2014, 16h28 | Publicado: Sexta, 14 de Novembro de 2014, 16h28 | Última atualização em Sexta, 14 de Novembro de 2014, 16h31 | Acessos: 1191

Com muita alegria, descontração e o sentimento de dever cumprido, alunos, técnicos e docentes do Instituto Federal de Brasília (IFB), junto a apresentação cultural “Brasi Caboco”, encerraram a IV Semana de Produção Científica dançando o ritmo paraense carimbó. O final do encontro ainda foi marcado pela premiação dos trabalhos apresentados pelos alunos do IFB. Destaque para o Campus Planaltina que teve o maior número de projetos inscritos. Ao todo, o campus apresentou 20 trabalhos. O local da V edição também foi anunciado no encerramento do evento. O Campus Taguatinga será palco do próximo encontro em 2015.

Durante a IV Semana aconteceram várias oficinas e seminários que abordaram temas como a agroecologia, a pesquisa e a internacionalização no IFB e uma trilha ecológica com o reconhecimento de plantas nativas da região. No evento ainda houveram espaços permanentes onde aconteceu a demonstração de artesanato com marchetaria, do Projeto Fiel - adoção de cães e gatos, projeto“Brasi Caboclo”, concurso cultural e feira de trocas.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, professora Luciana Massukado, a Semana de Produção Científica do IFB tem melhorado a cada ano e a participação dos campi também.  “Eu vejo que o instituto está se integrando mais, os estudantes estão com vontade de conhecer os outros estudantes. A cada ano que passa o número de trabalhos inscritos tem sido maior. Um dos destaques desse ano é que um dos avaliadores esteve participando da nossa primeira Semana de Produção Científica e depois de três anos ele voltou. Percebeu uma melhoria na qualidade dos projetos, da organização do evento e elogiou muito o IFB que em pouco tempo tem conseguido avançar muito”, disse a pró-reitora.

Nesta edição, houve ainda um concurso cultural e um concurso onde os resultados dos trabalhos de pesquisa foram avaliados. Destaque para o aluno do curso de tecnologia em agroecologia, Josemar Gonçalves, 20 anos. Ele ficou em primeiro lugar com seus trabalhos em três categorias diferentes. Entre os projetos apresentados pelo estudante, está a “embalagem biodegradável e ativa com função antimicrobiana para aplicação em alimentos”. O desempenho do estudante chamou a atenção de um dos avaliadores dos projetos, que ao final do evento ofereceu a Josemar um estágio na Universidade de São Paulo (USP).

“Vejo a Semana de Produção Cientifica com uma oportunidade dos alunos vivenciarem mais o campo da pesquisa. Quando eu estava no Ensino Médio nunca tive esse tipo de experiência, mas ao entrar no curso técnico em agroindústria passei a ser bolsista de iniciação científica e já me ví como pesquisador. Eu já havia participado de oito feiras e nunca ganhei nada, mas não desisti. Ví o potencial dos projetos e com a orientação da professora Heloísa Falcão eu pude conseguir ter o reconhecimento dos meus trabalhos hoje”, compartilha Josemar.