Página inicial > Planaltina > Comunidade do Campus Planaltina inicia atividades do Projeto de Educação Ambiental

Criado: Terça, 31 de Março de 2015, 18h00 | Publicado: Terça, 31 de Março de 2015, 18h00 | Última atualização em Quarta, 01 de Abril de 2015, 15h03 | Acessos: 2026

Professores, técnicos e alunos do Campus Planaltina se reuniram na última segunda-feira, 30 de março, para o seminário de apresentação do Projeto de Educação Ambiental do campus. As atividades do Seminário iniciaram com uma apresentação cultural de moda de viola, realizada por alunos, que também fizeram uma apresentação de jump, atividade autogestionada e praticada por eles no campus.

Uma das coordenadoras do projeto, a professora Carmem Lúcia Costa, explicou que a iniciativa surgiu ao final de 2014, numa conversa entre professores sobre propostas de contribuição para a melhoria dos jardins do campus.

Inicialmente, reuniram-se professores das áreas de geografia, jardinagem e agroecologia, com a proposta de um projeto que fosse participativo, reflexivo e que viabilizasse um ambiente de aprendizado e convivência agradável à comunidade do campus.

“Nessa conversa percebemos a possibilidade de fazermos um trabalho colaborativo que também envolvesse os alunos nas questões ambientais do campus. Foi então que resolvemos fazer uma proposta mais prática. Agora, o objetivo maior é que esse projeto se torne um programa de educação ambiental do Campus Planaltina”, explica a professora.

O reitor do IFB, Wilson Conciani, parabenizou a inciativa dos professores e destacou que o projeto dialoga e está integrado com um dos objetivos da missão do IFB, que é a educação ambiental. Na oportunidade, ele também compartilhou experiências semelhantes vivenciadas ao longo do tempo em outros Institutos Federais.

“Estamos aqui todos, reitor, diretora e pró-reitores, para dizer que aprovamos e apoiamos essa iniciativa. Dizer que vamos estar aqui com vocês a cada passo, pois esse é o modelo que os institutos federais querem. É isso que precisamos. Identificar um problema e também a solução para resolvê-lo, não apenas esperar que venha alguém para resolver, mas se colocar junto nesse processo”, disse o reitor.

O Projeto - Intitulado “Toda educação deve ser ambiental. Uma experiência de Educação Ambiental no Campus Planaltina”, o projeto visa estimular a cultura do trabalho colaborativo e da conscientização ambiental junto à comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo que aplicará o ensino da Educação Ambiental, a inciativa quer promover a melhoria da qualidade de vida no campus.

Para isso, foram criados 10 grupos de trabalho integrados por alunos sob coordenação de professores e técnicos. Os grupos, ou eixos norteadores, foram selecionados de acordo com as principais demandas identificadas no campus: água, área de esportes, área do parque ambiental, construções e manutenção, energia, eventos e comunicação, jardins, residência, resíduos e UEPs.

A primeira iniciativa da proposta é estudar com os alunos os aportes teóricos a que se referem os eixos norteadores e em seguida, fazer um breve diagnóstico da percepção ambiental da área da escola incluindo prédio principal (salas – corredores- banheiros), refeitório, residência e jardins do entorno.

Posteriormente, será elaborado um estudo reflexivo do diagnóstico e a proposta de ações que deverão ser assumidas pelas pessoas envolvidas no projeto.

Como resultado, espera-se um ambiente escolar agradável, no qual os alunos sintam que o espaço ali construído e cuidado por eles compõe o seu espaço de vivência e por isso pode ser melhorado sempre.

Ao final do Seminário, foi plantada uma árvore de Ipê Branco como símbolo e marco do compromisso com o Projeto.