Página inicial > Planaltina > Alunos do Campus Planaltina fazem visita técnica à Chapada dos Veadeiros

Alunos do Campus Planaltina fazem visita técnica à Chapada dos Veadeiros

Criado: Quarta, 24 de Junho de 2015, 16h13 | Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2015, 16h13 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2015, 16h14 | Acessos: 1790

No último fim de semana, os alunos dos cursos de Licenciatura em Biologia e Tecnologia em Agroecologia fizeram a visita técnica à Chapada dos Veadeiros.  A atividade, organizada pelos docentes Paula Petracco, Diane Fiamoncini, Marcelo Salviano, Juliana Parente Matias e Paulo Henrique S. Ribeiro, faz parte dos componentes curriculares Ecologia I, História e Filosofia da Biologia, Biologia Celular, Cultura e Sociedade e Química para Ciências Biológicas.

A programação começou no trajeto para Alto Paraíso de Goiás onde, com base no roteiro de Estudo do Meio elaborado pela docente Paula, os alunos ficaram atentos à paisagem. Nesse momento foram analisadas as diferentes Fitofisionomias do Cerrado ou o impacto de sua ausência, no caso das extensas monoculturas de soja e milho que se apresentam pelo caminho.

Em Alto Paraíso, como de costume, o roteiro incluiu visita à feira dos produtores agroecológicos da região, onde os discentes puderam conhecer alimentos produzidos de maneira artesanal, com ingredientes que primam sempre pela qualidade, com grande valor nutricional e sem o uso de agrotóxicos. Na Vila de São Jorge os alunos se organizaram e prepararam o almoço coletivo, no camping.

A programação incluiu também uma Roda de Conversa com discentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de Brasília (UnB) que com o apoio da SOS Mais Cerrado estiveram presente mais uma vez na luta por um Plano de Manejo justo para a região da Chapada dos Veadeiros, somando forças e vozes para garantir que a proposta de Zoneamento do Plano de Manejo da APA de Pouso Alto não fosse aprovada sem as devidas discussões/correções. Para que não deixasse também de continuar na busca de reformular o Conselho gestor para garantir uma representatividade que de fato trate dos interesses das comunidades locais e da importância dos recursos naturais de toda a região. (https://www.facebook.com/cemaunb)

No domingo, os discentes e docentes deram continuidade aos estudos sobre o Cerrado na área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Com o acompanhamento de três guias credenciados pelo ICMBio, sendo uma delas a guia Patrícia, discente do Curso de Biologia à distância da UnB, aprofundaram aspectos ecológicos, sociais e culturais, além de desfrutar de um maravilhoso banho na cachoeira Cariocas, recompensa pelo esforço da caminhada.