Página inicial > Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) > PDI - Notícias > PDI 2019-2023 tem sua primeira conferência ampliada

PDI 2019-2023 tem sua primeira conferência ampliada

Criado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 08h39 | Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 08h39 | Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 14h37 | Acessos: 4937

A primeira conferência para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Brasília (IFB) aconteceu durante todo o dia 05 de setembro, no miniauditório do Campus Brasília e contou com a participação de servidores, alunos e comunidade interessada.

Pela manhã, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Prof. Paulo Leão, deu as diretrizes sobre a importância de focarmos no egresso preparado para o mundo do trabalho e para isso, então, analisarmos o que é necessário quanto a recursos, governança, pessoas, ambiente, competência e infraestrutura.

Sobre os índices médios da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), com base na Plataforma Nilo Peçanha (banco de dados oficial da Rede), o Instituto Federal de Brasília (IFB) traz alguns números de destaques, como o investimento por matrícula, a relação de inscritos por número de vagas (temos a maior média do País), a relação matrícula por professor, entre outros.

A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Setec-MEC, Profa. Silvilene Silva, também contribuiu indicando atenção para as legislações e contratações específicas como o atendimento para os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs).

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Profa. Maria Cristina Madeira, explicou sobre as ações da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o ex-pesquisador Institucional do IFB, técnico Tiago Borges, sobre os processos de avaliações dos cursos superiores - o IFB tem hoje 25 cursos superiores, sendo cinco com a nota máxima (5) e 8 com nota 4.

Sobre o tema Políticas Acadêmicas, a pedagoga Sônia Veras, servidora da Diretoria de Capacitação, fez alertas e motivou reflexões que foram também estimuladas pelo consultor em capacitação docente com experiência no setor público e privado, Prof. José Florêncio Rodrigues Júnior.

Sobre Infraestrutura, a equipe de Núcleo de Engenharia da Reitoria mostrou a expansão nestes dez anos e os desafios estimados para os próximos. E o diretor de Tecnologia da Informação, Anderson Costa, falou dos desafios contemporâneos do setor no ambiente educacional.

Fechando a manhã, Emanuela Dias, do Centro de Desenvolvimento Regional do Distrito Federal, trouxe dados sobre atividades econômicas das regionais com base em empregabilidade e salários.

No período da tarde, os participantes dividiram-se em grupos temáticos. As discussões dos grupos continuam na quarta, dia 12, das 13 às 17h, no miniauditório do Campus Brasília.  Nesta reunião a proposta é o planejamento ampliado das próximas atividades.

Avaliação

Na terça, 04/09, a equipe da Coordenação de Planejamento apresentou a avaliação do PDI 2014-2018 e a metodologia para as discussões do próximo  PDI.

O reitor do IFB, Prof. Wilson Conciani, reforça que a proposta é que o Plano seja construído por todos e, portanto, está aberto a quem quiser contribuir.

Apresentações

Acesse o material apresentado na conferência:

PDI - Norteadores

PDI - DDR/SETEC

Construindo um Futuro mais Inclusivo

Expectativas relativas à infraestrutura física do IFB

PDI - Um olhar regional

CPA nos campi