Programas de Extensão

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2012, 14h47 | Acessos: 6148

O que é?

O Programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

O Mulheres Mil, estruturado em três eixos – educação, cidadania e desenvolvimento sustentável – possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de sua vida e a de suas comunidades.

Executado em sistema de cooperação entre os governos brasileiro e canadense, no Brasil é implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro (AI/GM), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), Escola Técnica Federal, Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica (Redenet) e Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Concefet). O governo canadense é representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI) e pela Associação do College Comunitário do Canadá (ACCC) e Colleges parceiros.

Mulheres Mil no IFB No IFB, o Programa Mulheres Mil teve início em 2011, nos Campi Gama e Taguatinga Centro, atendendo, inicialmente, a 200 estudantes.

No Campus Taguatinga Centro são ofertados cursos de Empreendedorismo com Ênfase em Alfabetização, Técnicas de Secretariado e Atendimento ao Cliente. Essas estudantes trabalham no setor de reciclagem e atuam em cooperativas na Cidade Estrutural. No Campus Gama são oferecidos os cursos de Camareira em Meios de Hospedagem e Panificação.

Em 2013, serão atendidas 500 mulheres nos campi Taguatinga Centro, Gama, Taguatinga, Planaltina e Riacho Fundo. Os cursos serão escolhidos entre as selecionadas e os gestores locais.

A maioria das estudantes são assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Gestores Mulheres Mil nos respectivos campi:

Taguatinga Centro: Priscila Ramos de Moraes Rego Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Gama: Sergio Mariani Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Taguatinga: Suzana Curi Guerra Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Planaltina: Adriana de Oliveira Santos Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Riacho Fundo: Daniela Carvalho Bezerra Leite Contato:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique aqui e veja algumas fotos do Programa Mulheres Mil.

Editais 2013 em andamento

Campus Taguatinga Centro

Campus Taguatinga

Campus Planaltina