10. O que o Instituto Federal de Brasilia oferece?

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2013, 16h41 | Acessos: 5051

Cursos de Formação Inicial e Continuada  (FIC) → são cursos de qualificação profissional.

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio → cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Ao término, o estudante terá a habilitação profissional técnica de nível médio (Ensino Médio e Técnico).

Cursos Técnicos Subsequentes
→ destinados a estudantes que já concluíram o Ensino Médio (ou o antigo 2º grau).

Cursos Técnicos Concomitantes
→ destinados  a estudantes que já tenham concluído o Ensino Fundamental e estejam cursando o Ensino Médio, ao mesmo tempo – em outra instituição pública ou em qualquer instituição privada.

Cursos Superiores de Graduação nos seguintes graus acadêmicos:

Superior em Tecnologia
→ finalidade de formar tecnólogos graduados;

Superior em Licenciatura → finalidade de  formar professores.

Programa Certific
→ destinado a trabalhadores, jovens e adultos, que buscam o reconhecimento e certificação dos saberes adquiridos no trabalho, ao longo da vida, de maneira formal ou não formal.

Jovem Aprendiz
→ para o estudante que estuda no IFB e tem estágio remunerado em uma empresa parceira.

Proeja → Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destinado a pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade escolar.

Pós-Graduação → Especialização – cursos destinados à formação continuada após a graduação.

Napne → O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) é o setor que atua dentro da instituição articulando processos e pessoas para a implantação/implementação da Ação Tec Nep - Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas.

Mulheres Mil – Programa que visa garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade de mulheres desfavorecidas, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.