Página inicial > Recanto das Emas > Conhecer a cultura e aprender um idioma: Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol

Criado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 17h19 | Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2015, 17h19 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2015, 19h15 | Acessos: 3120

Aprender uma língua exige que se aprenda também a cultura dos falantes do novo idioma. Com isso em mente, os professores e professoras do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, do Campus Taguatinga Centro – têm realizado uma série de atividades com os estudantes para que se amplie o contato deles com a cultura hispânica.

Uma dessas ações foi a visita organizada pela professora Alessandra Neves a exposições do Caixa Cultural Brasília no final do mês de agosto. As obras expostas na última semana daquele mês são do artista espanhol Joan Miró, que tem parte de sua história artística profundamente ligada aos horrores da Guerra Civil Espanhola.

Os alunos do IFB puderam ver as pinturas e gravuras, entender em que contexto foram criadas e também dialogar sobre a produção do pintor catalão, tirando dúvidas e expondo como entendem a arte dele. A visita foi à exposição “A Magia de Miró”.

A professora Alessandra escreveu no projeto de visitas técnicas que o objetivo da ação é conhecer e ampliar os conhecimentos sobre a arte espanhola por meio da obra de Miró e promover o contato dos estudantes com a arte e cultura do país, berço da língua espanhola.

Outras atividades

Além de conhecer a obra de Miró, os alunos utilizaram a visita técnica ao Caixa Cultural Brasília para contemplar as exposições “Molinari, o vidro veneziano no Brasil”, “Darcílio Lima, um universo fantástico” e “Exposição Brinquedos à Mão, coleção Sálua Chequer”.