Página inicial > Recanto das Emas > Conheça os detalhes do projeto “Explorando Linguagens Urbanas”

Conheça os detalhes do projeto “Explorando Linguagens Urbanas”

Criado: Segunda, 28 de Setembro de 2015, 20h39 | Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2015, 20h39 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 15h39 | Acessos: 1728

Quem visitou a V Semana de Produção Científica do IFB, realizada nos dias 16, 17 e 18 de setembro no Campus Taguatinga, encontrou por lá uma exposição de fotos onde se podia ver poesia exposta nas paredes e muros de Brasília nos formatos de grafites, colagens ou pichações.

As imagens mostrando cores, formas e texturas variadas foram captadas pelas câmeras e celulares  dos estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol, na disciplina de “Introdução aos Estudos da Linguagem”, ministrada pelo professor Gecyclan Rodrigues Santana.

A exposição na V Semana de Produção Científica do IFB foi apenas mais uma parte do projeto intitulado “Explorando Linguagens Urbanas”, que teve início no primeiro semestre de 2015 quando os alunos iniciaram os estudos teóricos sobre o assunto.

No mês de maio, os estudantes deixaram as salas de aulas e foram para as calçadas, becos e monumentos da cidade ter contato com a linguagem das ruas. Depois dessa aproximação com a arte, os graduandos tiveram contato com um dos artistas. Daniel Toys, grafiteiro premiado no Distrito Federal e no Brasil, veio até o Campus Taguatinga Centro para um bate-papo com os discentes.

Metas - De acordo com o professor Gecyclan, o objetivo do projeto é editar e publicar um livro com as impressões que os estudantes colheram durante a experiência. A publicação seria uma forma de homenagear artistas, grafiteiros e poetas do cotidiano que colocam suas mensagens no espaço urbano. Além de contribuir para a cidade, gerando conhecimento sobre ela.